SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE DE BASE ECOLÓGICA: A CONSTRUÇÃO DAS VARIÁVEIS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO RURAL EM SANTA MARIA-RS

A CONSTRUÇÃO DAS VARIÁVEIS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO RURAL EM SANTA MARIA-RS

Autores/as

  • Tatiana Aparecida Balem IFFAR campus JC
  • Ricardo Lopes Machado Emater-RS/ASCAR

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v14i1.22785

Palabras clave:

agricultura familiar, produção leiteira, Agroecologia

Resumen

A atividade leiteira no Rio Grande do Sul está relacionada à agricultura familiar. Esse artigo é baseado em estudo qualitativo que objetiva desenhar as variáveis para o desenvolvimento de sistemas de produção de leite de base ecológica no município de Santa Maria/RS. Foram estudadas sete propriedades produtoras de leite em sistema de Pastoreio Rotativo Voisin (PRV). A experiência trata de um processo de extensão rural diferenciado. As categorias de análise são: PRV, manejo de agroecossistemas, manejo agroecológico de solos, bem-estar animal, relação ser humano-natureza e reprodução social. Os principais avanços percebidos foram o aumento da renda, sistemas sustentáveis de produção e diminuição da penosidade do trabalho. A transição agroecológica dos sistemas de produção de leite de Santa Maria demonstra duas questões centrais: 1) Os referenciais que compõem o sistema agroecológico; 2) A importância de uma extensão rural capaz de realizar uma ruptura e a libertação dos agricultores dos sistemas de produção convencionais, bem como de estabelecer processos contínuos em vez de uma ação fragmentada e pontual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tatiana Aparecida Balem, IFFAR campus JC

Tatiana Aparecida Balem é Doutora (2015) e mestre em Extensão Rural (2004) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é graduada em Agronomia (2001 ) e possui curso de Formação de Professores para a Educação Profissional pelo Programa Especial de Graduação (PEG) (2011) também da UFSM. Atuou como assessora de Desenvolvimento Rural na Prefeitura Municipal de Santa Maria de janeiro de 2001 a janeiro de 2002. De fevereiro de 2002 a fevereiro de 2008, atuou como Extensionista Rural de Nível Superior da Emater/RS/Ascar nos municípios de Tupanciretã e Quevedos. Desde fevereiro de 2008, atua como professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos. Sua área de atuação é desenvolvimento rural, extensão rural, agroecologia, gestão ambiental, políticas públicas, Agricultura Familiar, sociologia rural e sociologia da alimentação. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Estudos em Agroecologia- NEA JC.

Ricardo Lopes Machado, Emater-RS/ASCAR

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2004). Atualmente é extensionista rural de nivel superior da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assist. Téc. e Extensão Rural. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em produção animal de base ecológica, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de produção de leite, Pastoreio Racional Voisin, homeopatia e fitoterapia animal, agricultura familiar e Agroecologia.

Publicado

2019-04-12

Número

Sección

Artículos