Agroecological transition, family agriculture and female work: a case study in Ituporanga-SC

Authors

  • Sirlei Aparecida Kopplel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • MARINA AUGUSTA TAUIL BERNARDO
  • JANAINA TAUIL BERNARDO
  • SALETE MARIA SEBOLD
  • CRISTINA LUISA BENCKE VERGUTZ

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v16i3.23285

Keywords:

agroecological transition, family production unit, organic production, gender

Abstract

The proposal of agroecology as a science materializes in the integration of all living beings and the restoration of the ecological relationships that connect them. In this sense, the valorization of the feminine perspective in the processes of change occurring on agricultural properties is fundamental. Thus, the objective was to analyze the occurrence of the agroecological transition in a property in the municipality of Ituporanga/SC, focusing on the role played by women throughout the process. In a methodological way, a single case study was carried out, using interview techniques without elaborated questions and in an open way, with the objective of reporting, from the listening of the family matriarch, the stages of consolidation of the production mode agroecological in the family unit. And conclusively, the experience demonstrated the change in the way of production of the property and the importance of female work in the realization of the process.

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Author Biographies

MARINA AUGUSTA TAUIL BERNARDO

Advogada (2012). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica PUC/SP (2006) e especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Univ. Cândido Mendes (2012). Pos graduada em Agroecologia e Produção Orgânica pela UERGS/SCS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista Programa CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade (GPDS-UFSM). Coorientadora Proex UERGS. Membro da coordenação da Rede de Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (2017). Filha de agricultora agroecológica, com experiência prática em sistemas de produção sustentável.

JANAINA TAUIL BERNARDO

Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/Uergs NEA Gaia Centro Sul. Professora em Fitopatologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Doutora em Fitossanidade sub-área de Nematologia, pela Universidade Federal de Pelotas-RS (2017). Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) e mestrado em Controle Biológico de Fitonematoides pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Tem conhecimentos multidisciplinares em Manejo Fitossanitário Agroecológico. Atua nos temas relacionados às áreas: controle biológico de fitonematoides, produção de insumo orgânico na propriedade e fermentação de fungos de controle biológico.

SALETE MARIA SEBOLD

Agricultora familiar.

CRISTINA LUISA BENCKE VERGUTZ

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - Bolsista CAPES - taxa. Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2013), com pós-graduação em nível de especialização em Supervisão Escolar pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2000) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (1999). É professora concursada do município de Passo do Sobrado/RS. Atuou como professora em escolas seriadas e multisseriadas além do trabalho de supervisão escolar na Secretaria Municipal de Educação de Passo do Sobrado e na EEEM Santa Cruz. Atualmente é coordenadora pedagógica da ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL - EFASC. Já atuou como professora bolsista Capes/Parfor nos cursos de Pedagogia e Filosofia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Atua como professora no ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia da alternância, educação do campo, escola família agrícola, supervisão escolar, agricultura familiar, agroecologia, mulheres e gênero. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7706-4550

Published

2021-10-01

Issue

Section

Articles