LIMITES E POTENCIALIDADES PARA A EXPANSÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS DE ERVA-MATE E DE FRUTÍFERAS NO ALTO URUGUAI GAÚCHO
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i1.23098Keywords:
Agroecologia, Sistemas biodiversos, Agricultura familiar, Soberania alimentarAbstract
Sistemas agroflorestais (SAFs) contribuem para moderação do clima e produção sustentável de alimentos. Na Região do Alto Uruguai do RS, há experiências com SAFs desde os anos 2000. Contudo, é lenta a adoção desses sistemas por mais agricultores. Neste trabalho demonstra-se os limites e potencialidades para a adoção de SAFs na região. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 18 atores, entre agricultores, tarefeiros e técnicos, em quatro municípios da região. Aspectos limitantes incluem os conflitos ocorridos na implantação dos SAFs e a saída dos jovens do campo, o que fragiliza as unidades de produção. Por outro lado, os SAFs já implantados são novidades que encorajam para sua maior adoção na região. O Circuito Sul de Comercialização da Rede Ecovida é, também, um aspecto favorável. Considerando os repertórios culturais dos agricultores e novas interfaces para trocas de conhecimento, há um bom potencial para expansão dos SAFs nessa região.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.