Resíduo sólido de carcinicultura diminui os efeitos deletérios do estresse hídrico em plantas de girassol
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v12i3.50044Palabras clave:
Helianthus annus, resíduo de camarão, secaResumen
O trabalho objetivou avaliar os efeitos do uso de resíduo sólido orgânico de carcinicultura (RSC) sobre a germinação, o diâmetro dos caules e o número de folhas de plantas de girassol sob condições de estresse hídrico, estudando-se ainda os efeitos nos conteúdos de solutos orgânicos e proteínas solúveis. As sementes de girassol foram semeadas em baldes contendo: areia; areia + adubo; areia + 7g de RSC e areia + 14g de RSC. Após 3 dias da semeadura (DAS), determinou-se o percentual de geminação. As plantas foram submetidas à rega diária próximo à capacidade de campo. Decorridos 16 DAS, metade de cada grupo de plântulas foi submetido à suspensão de rega. Foram realizadas duas coletas: 21 e 23 DAS. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em um arranjo fatorial 2 × 4, com cinco repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e as médias comparadas pelo teste de Tukey (P ≤ 0,05). De modo geral, a utilização de RSC proporcionou melhoria nos parâmetros: número de folhas, diâmetro dos caules e produção de solutos orgânicos e proteínas, em relação às plantas crescendo em substrato com areia ou areia + adubo/fertilizante orgânico misto.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 autor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.