NEA “ARANDU”: EMPODERAMENTO JOVEM INTEGRANDO MEMÓRIA, SABEDORIA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO

Authors

  • João Vitor Zuffelato
  • José Ribeiro Coutinho
  • Mariana Zandomênico Mangeiro
  • Thamires Cordeiro Soares
  • Nayane Lopes de Araujo Pereira
  • Gabryele Silva Ramos
  • Daniele Steiner Schimildt
  • Aline Araújo Vago
  • Wemerson Chimelo Ballester
  • Eloisio de Oliveira Martins
  • Kênia Barbosa do Carmo
  • Silvia Barbosa do Carmo
  • Paulo Henrique Dionizio Luiz
  • Mykaela Bruna Mattedi
  • Marilia Dias Flor Ribeiro
  • Ester Chiabai Alves
  • Lusinério Prezotti Instituto Federal do Espírito SantoCampus Santa Teresa
  • Mykeli Lorrayne Mattedi
  • Márcia Elias Seif
  • Antonio Carlos Borsoi Neto
  • Renato Bonneze Gomes
  • Humberto Vieira Lucas Junior
  • Francyne Machado da Silva
  • João Nacir Colombo
  • Francisco Braz Daleprane
  • Eduardo France Oza
  • João Luis Frizzera Junior
  • Millena Monteiro dos Santos
  • Paula Alberti Bonadiman
  • João Eduardo Tombi Ávila
  • Paola Maia Lo Sardo
  • Kátia Silene Zortea

Abstract

A sistematização de experiências permitiu a construção de uma visão ampliada e crítica da importância estratégica do NEA Arandu, no contexto em que está inserido. Alguns instrumentos metodológicos foram singulares na construção das reflexões da identidade Arandu, tais como a Instalação Artísticopedagógica; o Rio do Tempo, a Matriz de Sistematização; e a Rosa dos Ventos. A sistematização possibilitou, também, uma avaliação em relação à trajetória de atuação do Arandu, expondo potencialidades e fragilidades. Ficou evidenciado que o Arandu cumpre uma função agregadora e potencializadora das ações que fortalecem a tríade agroecológica da ciência, movimento e prática. O seu papel (trans)formador cresce em importância por envolver principalmente um público jovem.

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Author Biography

Lusinério Prezotti, Instituto Federal do Espírito SantoCampus Santa Teresa

Professor de Entomologia e Agroecologia

Published

2018-06-11