Sistemas Agrários e Agroecologia: a dinâmica da agricultura e as condições para uma transição agroecológica no município de Porto Xavier (RS).
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v9i2.49711Palabras clave:
agricultura camponesa, transição agroecológica, sistemas agrários, sistemas de produçãoResumen
No artigo são analisadas as contribuições que a abordagem de sistemas agrários pode trazer para a promoção da transição agroecológica. Na primeira parte é realizada uma apresentação geral do método de “Analise-diagnostico de Sistemas Agrários” (ADSA) e na segunda parte é discutido um estudo, baseado neste método, das condições para uma transição agroecológica em Porto Xavier (RS). A análise da dinâmica da agricultura realizada por meio da ADSA, pela sua ênfase nos processos de diferenciação social, pela importância acordada às categorias sociais na tipologia das unidades de produção e, principalmente, à avaliação das condições para a reprodução social dos diferentes tipos identificados, evidenciou a natureza social da transição agroecológica, na qual a promoção da agricultura camponesa se destacou como um elemento estratégico de crucial importância. Concluiu-se, assim, que a abordagem de sistemas agrários pode trazer contribuições significativas à promoção da transição agroecológica.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 autor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.