AGROECOLOGIA
UMA OPÇÃO DE SUSTENTABILIDADE NO CAMPO E NA CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i5.23201Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Saúde Integral, Educação do Campo, ConscientizaçãoResumo
Este texto trata das principais dificuldades enfrentadas pela agricultura familiar para realizar a transição agroecológica, expandir e diversificar a produção no Extremo Sul da Bahia. Para entender as dinâmicas que orientam o cultivo, a comercialização e o consumo dos produtos agroecológicos na região, foi feita uma revisão bibliográfica e levantamento qualitativo de informações por meio de entrevistas com produtores, consumidores e profissionais da área. Pelo estudo, constataram-se vários impactos negativos provocados pela expansão das monoculturas e pelo uso intensivo de agrotóxicos em âmbito regional. Em contrapartida, reafirma-se a importância da agroecologia como uma alternativa em termos socioeconômicos, culturais, de sustentabilidade ambiental e de saúde integral à população que adere a essa prática. Decorre daí a necessidade e o desafio de fortalecer o modelo agroecológico por meio de capacitação técnica, da educação do campo, das políticas de incentivo à produção e escoamento, bem como de ações conscientizadoras acerca dos benefícios do consumo de tais produtos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.