A ORIGEM DA COVID-19
O QUE SUGEREM AS NOVAS PESQUISAS?
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i4.23281Palavras-chave:
Quilombo, Agricultura Familiar, AgroecologiaResumo
A presente Nota Crítica tem como objetivo refletir sobre a origem do novo coronavírus em sua interface com o sistema agroalimentar. Para tal, foram analisados textos de opinião, relatórios, artigos científicos e materiais selecionados em revisão de imprensa, durante os meses de março e abril de 2020, sobre a origem da Covid-19. Do ponto de vista da sociologia das controvérsias da ciência, os documentos analisados evidenciaram disputas de narrativas sobre o percurso originário do novo coronavírus. Por mais que haja esforços para compreensão da Covid-19, sua história ainda não é totalmente conhecida, embora os vínculos entre saúde humana e saúde animal não poderiam ser mais claros. Os especialistas têm sido unânimes ao afirmarem que é preciso (i) uma abordagem interdisciplinar, integrada e colaborativa entre diferentes disciplinas para dar conta das patologias da mundialização, (ii) uma ciência cidadã que considere os atores, seus territórios, e que reconheça a natureza também dotada de direitos para se encontrar possibilidades seguras para um mundo pós coronavírus, e (iii) uma saúde global única (One Health) capaz de reconectar com o ambiente e democratizar a vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.