SUSTENTABILIDADE DE AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES COM PRODUÇÃO DE PEIXES NA PERSPECTIVA AGROECOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v12i4.50056Palavras-chave:
Agroecologia; Piscicultura; IndicadoresResumo
O estudo foi desenvolvido em três agroecossistemas no estado do Paraná, Brasil com objetivo de identificar indicadores e avaliar a sustentabilidade de agroecossistemas de base familiar com produção de peixes, a partir de uma perspectiva agroecológica. As metodologias utilizadas foram o Marco para a Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade (MESMIS) e a ferramenta sistematizada pela Associação da Agricultura Familiar e Agroecologia (ASP-TA). Durante as atividades de campo foram selecionados indicadores nas dimensões de manejo da piscicultura, ecológica, econômica, social, política, cultural e ética. Foi possível avaliar os agroecossistemas de forma integrada, apresentando níveis de sustentabilidade (ideal-3, médio-2 e ruim-1) para os indicadores, a partir da percepção das famílias agricultoras e dos referenciais teóricos. Exceto para o manejo da piscicultura, os agroecossistemas estudados alcançaram percentuais próximos ao ideal da sustentabilidade. Espera-se que o presente estudo estimule a produção e a pesquisa agroecológica integrada à piscicultura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.