A EVOLUÇÃO DO ENSINO E PESQUISA AGROFLORESTAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v18i1.23648Palavras-chave:
sistemas agroflorestais, agrossilvicultura, difusão do conhecimentoResumo
Acompanhar a forma de como o ensino e a pesquisa agroflorestal vem se desenvolvendo é fundamental para subsidiar tomadas de decisão e formulação de políticas públicas para a formação de recursos humanos no Brasil. Neste contexto, o presente trabalho se propõe a avaliar a evolução do ensino e pesquisa agroflorestal no Brasil. O levantamento dos dados foi realizado em Plataformas Digitais, quando possível, existentes na Rede de Computadores (ou World Wide Web). Observa-se um significativo crescimento do ensino e pesquisa agroflorestal em todas as regiões brasileiras. No ensino, destaca-se o papel dos Institutos Federais e universidades públicas, bem como o aumento de disciplinas e de cursos com foco mais sistêmico ofertados na graduação e pós-graduação. Na pesquisa, destaca-se a forte internacionalização dos artigos publicados. A desigualdade regional e intrarregional é bem percebida tanto no ensino quanto na pesquisa agroflorestal brasileira.
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