Avaliação de extratos de Annona muricata L. sobre Aphis craccivora Koch, 1854 (Hemiptera: Aphididae)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v9i3.49762Palavras-chave:
afídeo, extrato vegetal, Vigna unguiculataResumo
Em geral, o controle de pragas na agricultura é feito com pesticidas que podem provocar efeitos deletérios aos animais, ao meio ambiente e ao homem. No feijão-caupi, o pulgão preto Aphis craccivora Koch, 1854 (Hemiptera: Aphididae), além de provocar prejuízos diretos pode também transmitir viroses. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo testar a eficiência de extratos hexânicos de Annona muricata L. (Annonaceae) no controle de A. craccivora no feijão-caupi cultivar Gurguéia. Foram avaliadosos efeitos dos extratos hexânicos das folhas e das sementes de A. muricata em condições de laboratório, nas concentrações 0,5 e 1,0%, sobre a mortalidade dos afídeos. As avaliações foram realizadas 24, 48 e 72 horas após a aplicação dos extratos, através da contagem de insetos mortos. Os extratos hexânicos de sementes de A. muricataa 0,5 e 1,0% causaram mortalidade de 98,9 e 92,2% dos afídeos, respectivamente, enquanto que nos extratos das folhas a taxa de mortalidade foi de 11,1% na concentração de 0,5% e 18,9% na concentração de 1,0%. Nas três avaliações feitas, as médias da mortalidade dos afídeos nos extratos hexânicos das sementes foram significativamente superiores do que nos extratos das folhas, mas as médias das mortalidades não diferiram dentro de cada tipo de extrato.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.