Estrutura diamétrica de Dipteryx alata vog. em áreas com diferentes níveis de extração de frutos e antropização
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v7i3.49385Palavras-chave:
ecologia aplicada, Cerrado, recursos florestaisResumo
O objetivo deste trabalho foi verificar a estrutura diamétrica de Dipteryx alata, em lotes de assentamentos rurais sob diferentes intensidades de colheita dos frutos. Em cada lote foram dispostas três parcelas de 50 x 50m, nas quais todos os indivíduos de D. alata foram medidos o diâmetro à altura da base. O coeficiente de Liocourt “q” foi calculado para cada classe de diâmetro para verificar se é constante a freqüência de uma classe para a seguinte. Foram medidos 894 indivíduos, sendo 162 na área 1; 365 na área 2; 225 na área 3 e 142 na área 4. Os dados de freqüência demonstraram para todos os lotes que a menor classe de diâmetro foi mais freqüente, e ausência de indivíduos em algumas das classes intermediárias de diâmetro. O lote que mais se aproximou ao modelo de “J” invertido foi o controle. Cada tipo de lote apresentou estruturas diamétricas distintas e, essas diferenças foram principalmente observadas nas classes intermediárias de diâmetro, sendo um indicativo de perturbação. No lote 2 foi observado maior número de indivíduos regenerando, o que pode indicar um efeito de proteção por parte dos proprietários do lote.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.