Colheita, armazenamento e qualidade de sementes cultivadas em roças do Bairro da Serra – Iporanga – SP
Palavras-chave:
Etnovariedade, Campesinato, Vale do RibeiraResumo
Esse trabalho verificou as técnicas de colheita e armazenamento das variedades locais cultivadas nas roças de agricultores do Bairro da Serra - Iporanga/SP. Identificando a influência dessas técnicas na qualidade das sementes. A base da metodologia foi conhecimento do agricultor, por meio de entrevistas semi-estruturadas e abertas. Para sementes coletadas foram realizados teste de germinação, teor de água e massa de mil sementes. As informações obtidas foram analisas por meio de relatórios descritivos e análise descritiva. Os agricultores estudados têm profundo conhecimento das espécies de plantas que cultivam nas roças, ainda existindo elementos que os caracterizam no sistema de campesinato. Conseguem manter a qualidade das sementes de acordo com seus interesses, pois o objetivo é a subsistência da família e a conservação do recurso genético das etnovariedades.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.