Propriedades do solo e propensão à desertificação na Microbacia do Riacho do Tronco, Boa Vista, PB
Palavras-chave:
Desertificação, Propriedades químicas e físicas do solo, Semiárido brasileiroResumo
O uso/ocupação do solo quando ocorre de forma desordenada é responsável pela aceleração do processo de desertificação, cujas causas partem dos desmatamentos e queimadas até as formas de manejo do solo que, quando mal conduzidas, afetam as propriedades físicas e químicas do solo. Mediante o exposto, analisou-se alguns parâmetros físicos e químicos do solo, visando identificar a propensão da microbacia do Riacho do Tronco à desertificação. Pela caracterização física realizada, pode-se afirmar que existe forte propensão do solo à desertificação. As amostras analisadas podem ser classificadas em um grupo maior, formado por solos minerais, que possuem pouca coesão em virtude da pequena quantidade de partículas argilosas e outro grupo, minoritário, com teores de argila bastante elevados. Apresentam alta densidade aparente e baixa porosidade total; também não foram diagnosticados problemas de fertilidade, entretanto os teores de matéria orgânica variaram de baixo a médio. Como sugestão, deve-se reduzir o desmatamento, utilizar práticas conservacionistas e incorporar restos culturais e esterco de curral para melhorar as propriedades do solo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.