Avaliação de Mutualismo entre Acacia mangium Willd (Mimosaceae) e Formigas (Hymenoptera: Formicidae)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v3i1.48919Palavras-chave:
mirmecófitas, formigas predadoras, nectários-extraflorais, herbívoriaResumo
O mutualismo entre formigas e plantas consiste na proteção da árvore pela formigas contra herbívoros, que recebem em troca alimento ou local para nidificação. O objetivo desta pesquisa foi verificar a relação entre Acacia mangium Willd e formigas visitantes. O estudo foi realizado em Cáceres, MT, em 14 plantas de A. mangium escolhidas ao acaso em um sistema agroflorestal. Em cada planta foi mensurada a área foliar consumida por herbívoros através de um gabarito, em quatro folhas/planta. A agressividade das formigas em relação aos herbívoros foi medida pela observação da retirada de cupins fixados nas plantas por uma hora. A relação entre a desfolha de A. mangiume a abundância de formigas e ao tempo de retirada do cupim foi analisada através de regressão múltipla. As formigas encontradas foram Crematogaster, Brachymyrmecini e Camponotus. Não houve relação entre a desfolha média e o número de formigas encontradas sobre as plantas. Porém, foi constata da relação negativa entre a desfolha e o tempo para a retirada do cupim. Devido à existência de agressividade das formigas perante herbívoros na A. mangium conclui-se que esta espécie exótica abriga formigas nativas com comportamento defensivo. Entretanto, é necessário investigar se estas formigas recebem em troca fonte dealimento ou local para nidificação para caracterizar mutualismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.