A Pecuária no Sistema de Produção Familiar na Microrregião do Alto Solimões, Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v3i1.48917Palavras-chave:
Agricultura familiar, Pecuária, VárzeaResumo
O levantamento foi realizado envolvendo 28 propriedades dos municípios de Atalaia do Norte, BenjaminConstant, São Paulo de Olivença e Tabatinga, na microrregião do Alto Solimões, visando conhecer arealidade e a importância da pecuária na agricultura familiar. Foram utilizados questionários comindagações sobre reprodução e manejo do rebanho, pastagem, sanidade animal e comercializaçãovisando caracterizar, por meio de indicadores zootécnicos, as formas como os produtores usam emanejam os recursos mobilizados no processo produtivo. A pecuária compreende a criação extensivade bovinos (corte) em pastagens naturais e implantadas em campos de várzea. O desempenhozootécnico, em termos de produtividade é baixo. Apesar desta realidade, a pecuária é cada vez maispresente na estratégia das explorações familiares da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.