Tergiversaciones y correspondencias
la metáfora y sus bemoles
Palavras-chave:
metáfora léxica. metáfora gramatical. nominalização. esclarecimento. aprendizagem.Resumo
Neste artigo trataremos sobre as metáforas, léxica e gramatical, e sua relação com a aprendizagem dos estudantes, nas áreas de Ciências Naturais e Ciências Sociais. Trata-se o tema a partir da perspectiva da análise do discurso tanto dos textos escolares como dos alunos e dos professores. Os resultados obtidos em nossas investigações mostram que as metáforas parecem ser um problema para os estudantes na compreensão dos textos: as léxicas por falta de referentes claros ou por serem usadas fora de seu contexto habitual., e as gramaticais pela perda de informação que implicam. Tentaremos esboçar uma análise crítica destes traços lingüísticos e apresentaremos uma proposta para o manejo metodológico adequado das metáforas na aula.
Downloads
Referências
COLECTIVO URDIMBRE. (2000). Libros de texto y aprendizaje en la escuela. Sevilla: Díada.
DAVIDSON, D. (1984). Inquiries into truth and interpretation. Oxford: Oxford University Press.
HALLIDAY, M. A. K. y MARTIN, J. R. (1993). Writing science: Literacy and discursive Power. London: The Falmer Press.
LAKOFF, G. (1987). Women, fire and dangerous things: What categories reveal about the mind. Chicago: University of Chicago Press.
LAKOFF, G. y JOHNSON, M. (1980). Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press.
MOSS, G. (1980). Aspects of the production and use of slang in the Spanish of Barranquilla, Colombia. Tesis doctoral inédita, University of St. Andrews, Reino Unido.
MOSS, G., MIZUNO, J., ÁVILA, D., BARLETTA, N., CARREÑO, S., CHAMORRO, D. y TAPIA, C. (1998). Urdimbre del texto escolar. Barranquilla: Ediciones Uninorte.
REYNOLDS, R. E. y SCHWARTZ, R. M. (1983). Relation of metaphoric processing to comprehension and memory. Journal of Educational Psychology, 75 (3), 450- 459.
RORTY, R. (1980). Philosophy and the mirror of nature. Oxford: Blackwell.
THOMPSON, G. (1996). Introducing Functional Grammar. London: Arnold.
VAN BESIEN, F. (1989). Metaphors in scientific language. Communication and Cognition, 22 (1), 5-22.
VYGOTSKY, L. (1986). Thought and language. Cambridge, MA: MIT Press.
YARBROUGH, D. B. y GAGNÉ E. D. (1987). Metaphor and the free recall of technical text. Discourse Processes, 10, 81-91.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e a publicação inicial nesta revista.