“Las palmas de todos los negros arriba…”
Origen, influencias y análisis musical de la cumbia villera
Palavras-chave:
folk. base. subgênero. acordes. mercado. estilo.Resumo
Em este trabalho analiza-se o subgênero cumbia villera como estilo musical cujo aspecto principal é sua notável simplicidade. Esta característica levou-nos a pensar que a importância que este fenômeno teve na Argentina nos finais do Século XX dependia de fatores extra-musicais, sendo a música o seu poderoso veículo de transmissão. É por isso que nós analizamos as origens da cumbia, a sua evolução e os acontecimentos sociais que contribuiram à construção da cumbia villera como movimento cultural de massas. Por meio de entrevistas estruturadas, encontros e participações em gravações e programas de televisão, fomos desenhando nossa investigação, focalizada na produção musical dos dois conjuntos mais importantes: Damas Gratis e Pibes Chorros. No plano teórico, seguindo o marco das teorias do folklore de Augusto Raúl Cortazar (1959, 1975) estabeleceu-se que em este fenômeno tinha acontecido um processo de fixação transcultural.
Downloads
Referências
ARETZ, I. (1999) El folklore musical argentino. Buenos Aires: Ricordi Americana.
CORTAZAR, A. R. (1975) ‘Losfenómenos folklóricos y su contexto humano ycultural’, en Teorías del folklore en América Latina.Caracas: INIDEF.
CORTAZAR, A. R. (1959) Esquema del folklore. Conceptos y métodos. Buenos Aires:Editorial Columba.
(2)DE GORI, E. (2005) ´Notas sociológicas sobre la cumbia villera. Lectura del dramasocial urbano’, Convergencia, Revista de Ciencias Sociales, 38: 353-372.
KROEPFL, F. & AGUILAR M. del C. (1989) Propuesta para una metodología deanálisis rítmico. Buenos Aires: Edición del CCCBA.
LIST, G. (1994) Música y poesía en un pueblo colombiano. Una herencia tri-cultural.Bogotá: Colegio Máximo de las Academias Colombianas, Patronato Colombiano de Artes y Ciencias, Junta Nacional de Folclor.
PACINI HERNÁNDEZ, D. (1992) ‘Review Untitled ´, en Ethnomusicology, 36(2):288-296.
PEÑALOZA CASTILLO, CH. (2006) ‘Músicas en los barrios marginados de Santiagode Chile: de villeras, hip hop y flaites’, Primer Coloquio Internacional de la RedLatinoamericana de Estudios del Discurso, Centro de Investigaciones enAntropología Filosófica y Cultural, Buenos Aires.
ZAPATA OLIVELLA, D. (1962) ‘La cumbia: síntesis musical de la Nacióncolombiana, reseña histórica y coreográfica’, Revista Colombiana de Folclor3(7): 189-204.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e a publicação inicial nesta revista.