Anúncio publicitário de medicamento

discurso e ideologia

Palavras-chave:

discurso. gêneros do discurso. ideologia. anúncio de medicamento.

Resumo

Neste trabalho realizamos uma reflexão, à luz da Análise de Discurso Crítica (Chouliaraki & Fairclough, 1999; Fairclough, 2003), sobre sentidos potencialmente ideológicos no gênero “anúncio publicitário de medicamento”. A partir da análise das categorias intertextualidade, interdiscursividade, avaliação e funções da fala nos textos “Intestino Irritável agora tem saída” (Revista Saúde, 2002, n. 224) e “Magra sem pesar no bolso” (Revista Viva Mais, 25 ag. 2006), discutimos a emergência de novas “tecnologias discursivas”. Isto é, de manipulações estratégicas da linguagem orientadas para projetos de dominação. As conclusões apontam que certos sentidos implícitos que circulam nos anúncios de medicamento podem sustentar ideologias naturalizadas, assim como instaurar anseios relacionados a saúde.

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Anúncio publicitário de medicamento: discurso e ideologia. (2020). RALED, 8(2), 61–80. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33589

Edição

Seção

Artigos