Discurso e(m) mídia

um caso de heterogeneidade dissimulada

Autores

Palavras-chave:

heterogeneidade. simulacro. humor político.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar, por meio da Análise do Discurso franco-brasileira, como se dá o funcionamento discursivo do discurso político derrisório de videomontgens de atores políticos brasileiros no site YouTube. Nosso material de análise é composto por recortes da montagem: Pérolas de Lula 3 ”“ O Retorno. Nossa principal ferramenta conceitual é a noção de heterogeneidade enunciativa de Authier-Revuz (2004). Entendemos que a noção de heterogenei-dade constitutiva mostrada e marcada embora bastante pertinente para dar conta de corpora po-líticos marcadamente sérios, que circulam em suportes textuais convencionais necessita de uma reconfiguração no tocante ao tratamento de corpora políticos derrisórios. Cremos que, quando se trata de um Outro satírico apresenta sempre dissimulado nos traços do interdiscurso. Defende-mos que, para se pensar a derrisão do político em suportes como o digital, a noção de heterogenei-dade deve ser expandida e pensada enquanto heterogeneidade dissimulada (BARONAS, 2005).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mestre (2011) e doutora (2015) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ambos com apoio da FAPESP. É pós-doutoranda em Linguística pela mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: linguística, análise do discurso, discurso político, discurso humorístico, discurso derrisório, textos imagéticos e multimodais, heterogeneidades enunciativas, linguística histórica, dialetologia, interdisciplinaridade, ensino de língua portuguesa e redação. Link para acessar o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7893136450669304.

Bacharel (2012), mestre (2015) e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, também é aluno de doutorado em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS), com o apoio da FAPESP. Desenvolve seu trabalho de tese no âmbito da análise do discurso de orientação francesa, compreendendo as suas recepções no Brasil e a constituição de uma análise do discurso brasileira. Tem experiência na área de linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: deslocamentos epistemológicos da análise do discurso, filosofia da linguística, pensamento saussuriano e história da linguística brasileira. Link para acessar o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4613888575492521.

Professor associado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador do Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais (LEEDiM) pesquisador do CNPq, nível 1D. Orienta trabalhos no âmbito da graduação e pós-graduação numa perspectiva da análise do discurso de orientação francesa. Link para acessar o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4613001301744682.

Referências

Authier-Revuz, J. 1990. Heterogeneidades enunciativas. Em Cadernos de estudos lingüísticos, 19. Campinas: IEL.

Authier-Revuz, J. 2004. Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Apresentação de M. T. Revisão da tradução de L. B. Barbisan e V. N. Flores. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Bakhtin, M. 2008. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de P. Bezerra. 4a. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 341p.

Baronas, R. L e Kosciureski, M. B. S. 2006. Observações sobre a textualização do “sic” no discurso político: marcas de derrisão. Em P. Navarro (org.) Estudos do Texto e do Discurso. São Carlos, Claraluz.

Baronas, R. L. 2005. Derrisão: um caso de heterogeneidade dissimulada. Em Polifonia. Cuiabá: EDUFMT, no. 10. 99-111 p.Bonnafous, S. 2003. Sobre o bom uso da derrisão em J. M. Le Pen. Tradução de M. R. G. e F. C. Montanheiro. Em M. R. Gregolin (org.). Discurso e Mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos: Claraluz, 35-48 p.

Foucault, M. [1969] 2000. A Arqueologia do saber [1969]. 6ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Haroche, C. e Pêcheux, M. e Henry, P. 2007. A semântica e o corte saussuriano: língua, lin-guagem, discurso. Em R. L. Baronas (Org.). Análise do Discurso: apontamentos para uma história da noção-conceito de formação discursiva. 2. ed. São Carlos: Pedro & João Editores.

Krieg, A. 1999. Vacances argumentative: l’usage de (sic) dans la presse d’extrême-droite contem-poraine. Em S. Bonnafous e P. Fiala. (dir.). Argumentations d’extrême-droite. Les langages du politique. Mots, 58: 11-34.

Lula o analfabeto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=32-Aa0ibiHA. Acesso em: 23 de abr. 2019

Maingueneau, D. 2007. Gênese dos Discursos. Tradução de Sírio Possenti. Curitiba: Criar, 2007.

Maingueneau, D. 2015a. Das formações discursivas unifocais à s plurifocais: análise discursiva de manuais escolares e Viagens Extraordinárias, de Júlio Verne. Tradução de Roberto Leiser Baronas et al. Em R. L. Baronas e L. M. Araujo e S. Ponsoni. (orgs.) Análise do Discurso: continuidades, calibragens e interfaces. 1 a. ed. São Paulo: Paulistana. 105-128 p.

Maingueneau, D. 2015b. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial.

Mercier, A. 2001. Pouvoirs de la dérision, dérision dês pouvoirs. (Introduction) Em Hermés-Re-vue. Dérision ”“ contestation, 29, CNRS Éditions.

Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. 2018. [Disponível na internet em http://www.mst.org.br/]. Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra. [Consulta: 17 de setembro de 2018].

Pêcheux, M. [1969] 1997. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi [et al.]. 3º edição, Campinas, SP: Editora da Unicamp.

Pêcheux, M. 2006. Discurso ”“ estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Pontes.

Wikipedia. 2018. [Disponível na internet em http://pt.wikipedia.org/wiki/Missão_Imposs%-C3%ADvel]. Missão Impossível. [Consulta: 17 de setembro de 2018].

Youtube. 2018. [Disponível na internet em https://www.youtube.com/watch?v=Z5dbaUDjgXw].

Pérolas de Lula 3 ”“ O Retorno. Mais uma coletânea de pérolas lulista para o deleite da plateia bra-sileira. [Consulta: 17 de setembro de 2018].

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Ligia Mara Boin Menossi de, Marco Antonio Almeida, & Roberto Leiser. (2020). Discurso e(m) mídia: um caso de heterogeneidade dissimulada. RALED, 19(1), 25–39. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33151

Edição

Seção

Artigos