Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Instruções para autoras e autores

Normas gerais
A RALED se dedica a publicar artigos de alta qualidade que tratem dos estudos do discurso e aceita submissões eletrônicas de textos originais e inéditos (artigos e resenhas). Os autores são encorajados a enviar arquivos suplementares com dados, corpora, arquivos de som, codificação ou quaisquer outros elementos que possam enriquecer seu artigo e ajudar os leitores a apreciá-lo.

A) A RALED recebe artigos inéditos de alunos de doutorado. Alunos de mestrado e graduação podem enviar artigos em coautoria com professores e pesquisadores de doutorado.
b) Cada autor pode enviar apenas um artigo por edição do periódico. Tendo um artigo publicado, o mesmo autor só pode publicar outro após um período de espera de 2 edições.
c) Um manuscrito não pode ser submetido concomitantemente a outro periódico.
d) Os manuscritos podem ser escritos em português e espanhol.
e) Para submissões de múltiplos autores, todos os autores devem ser registrados como usuários do periódico ; além disso, todos os autores devem ser listados na página de submissão pelo autor que submete. Todos os autores devem ter ORCID IDs e estes devem ser inseridos na na descrição informativa na página 1: Nome, ORCID, Instituição, País. O autor que submete deve declarar a contribuição de cada autor para o artigo no momento da submissão.
f) O texto submetido deve ser devidamente revisado e editado pelo autor. O comitê editorial, quando julgar necessário, fará novas revisões e alterações de estilo e textuais. Textos que não estiverem de acordo com os padrões de forma, estilo e conteúdo do periódico serão rejeitados.
g) É proibida a reprodução para fins comerciais de qualquer texto publicado no periódico.
h) A reprodução de um texto publicado no periódico em outras publicações deve ser previamente autorizada pelo Editor.
i) Aceito o artigo para publicação, todos os autores deverão apoiar a RALED avaliando, pelo menos, dois manuscritos, ou seja, atuarão como pareceristas ad doc da revista.

 

Normas de formato e preparação de manuscrito

As pesquisadoras e pesquisadores interessados em publicar seus trabalhos na Revista Latinoamericana de Estudos do Discurso deverão seguir as seguintes instruções:

1. Os trabalhos inéditos devem ser submetidos exclusivamente por este sistema, em uma versão anônima identificada como arquivo principal (Texto do Artigo) e uma versão completa identificada como arquivo suplementar (Outro).

2. Os artigos deverão ser escritos em formato Word (ou compatível), em espaço 1,5 e fonte Times New Roman 12. A extensão máxima é de 7500 palavras, incluindo notas e bibliografia. Tanto as imagens, como os gráficos ou tabelas devem vir em anexo em seu formato original (preferivelmente jpg, tif ou gif).

3. O título, em itálico, deve sintetizar de maneira muito concisa o conteúdo do artigo. Seguem-se o nome da(s) autora(s) ou autor(es) e a instituição a qual pertence(m). O texto do artigo deve vir precedido de um resumo em português, espanhol (resumen) e inglês (abstract) de, no máximo, 150 palavras cada. Ao final, devem incluir-se até seis palavras-chave. O título da primeira seção é Introdução, sem numeração. Os demais títulos e subtítulos terão numeração segundo sua hierarquia no texto. As imagens, gráficos e tabelas devem ser enumerados, seu conteúdo deve ser claro e devem ser acompanhados de título explicativo. É necessário que cada um seja explicado ou mencionado no texto do artigo.

4. Todos os artigos devem ser acompanhados por uma breve informação biográfica e acadêmica escrita em uma extensão entre 50 e 100 palavras. Adicionalmente, deve-se indicar com clareza nome completo da(s) autora(s) ou autor(es), nome, endereço eletrônico e instituição.

5. Toda citação textual deve indicar a fonte correspondente entre parênteses (autor data: número de página). Se a citação tem menos de 40 palavras, vai dentro do parágrafo entre aspas. Se tem mais de 40 palavras, deve-se observar uma sangria de 1cm a cada lado e um espaçamento de 1 linha, seguido da fonte entre parênteses (autor ano: número de página). Exemplo: (Romano; Sousa 2004: 17).

6. Em caso de referenciação, sem citação textual, quando o conteúdo requer explicitar a fonte da citação, deve-se pôr entre parênteses o nome do autor e o ano de publicação (Romano; Sousa 2004).

7. As notas devem vir enumeradas consecutivamente e estar ao final do texto, antes das Referências Bibliográficas.

8. Todas as referências bibliográficas devem ser ordenadas alfabeticamente depois das notas. Toda referência incluída na lista bibliográfica deve ser mencionada no texto e toda referência mencionada no texto deve aparecer na lista bibliográfica. Abaixo o formato a ser seguido:

Livro:
Ruíz Ávila, D. 2003. Tejiendo discursos se tejen sombreros. Identidad y práctica discursiva. México: Fomento Editorial.
Chilton, P. y Schäffner, C. (eds.). Politics as text and talk. Analytic approaches to political discourse. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company.

Capítulo de livro:
Donaire, M. L. 2004. La polifonía, una relación binaria. In E. Arnoux y M. M. García Negroni (comps.). Homenaje a Oswald Ducrot, pp. 117-133. Buenos Aires: Eudeba.

Artigo em revistas especializadas:
Chumaceiro, I. 2004. Las metáforas políticas en el discurso de dos líderes venezolanos. Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso 4, 2: 91-112.

Texto consultado na web:
Charaudeau, P. 2011. [Disponível online em www.patrick-charaudeau.com]. Que vaut la parole dún chroniqueur á la télevision? L´affaire Zemour, comme symptôme d´une dérive de la parole médiatique. Réseaux 6: 135-161 [Consulta: 26 de agosto de 2014].Devem-se usar as letras a, b, c anexadas à data de publicação para referenciar trabalhos de um mesmo autor publicado no mesmo ano. Exemplo: (van Dijk 2010a, 2010b).

9. Cada autor/a deverá atestar originalidade, e a submissão à revista implica ciência da cessão de direitos. 

10. A revista será publicada exclusivamente online.

 

Instruções para as resenhas

Sobre as resenhas

As resenhas devem ser principalmente de livros recentemente publicados, escritos em espanhol ou português, sobre temas relacionados com estudos do discurso. Também podem ser feitas resenhas de livros escritos em outros idiomas que sejam de interesse para os estudos do discurso, em geral, e na América Latina, em particular. As resenhas devem ter, preferencialmente, até cinco páginas e até cinco referências bibliográficas. Os textos devem ser enviados por este sistema.

 

Instruções

  • Encabeçando a resenha devem ser indicados o autor (ou editor), ano, título, número de páginas, editora e ISBN da obra resenhada.
  • Na introdução serão identificados o tema e o problema central.
  • A estrutura da obra deverá ser descrita (em capítulos, partes, a existência de glossários, apêndices, etc.) e será feita uma síntese completa do conteúdo. Além disso, especificar-se-á quem são as potenciais leitoras e leitores do livro resenhado.
  • O texto da resenha será avaliativo e expressará a posição do/a autor/a frente à obra resenhada.
  • Comentar-se-á a relação entre o livro resenhado e outros trabalhos sobre o mesmo assunto e/ou autor e situar-se-á a obra no seu contexto temporal e espacial. Para as citações, serão seguidas as mesmas convenções que se indicam para o restante das contribuições da revista ALED.
  • O texto da resenha terá um limite máximo de 3000 palavras.
 

Números Monográficos

Para organizar uma edição especial, é necessário entrar em contato com as editoras. A proposta da edição especial deverá conter, ao menos, as seguintes informações: título, apresentação, nome(s) do(s) coordenador(es) que atuarão como editores convidados.

O/A editor/a ou editores/as do número especial devem cumprir as seguintes tarefas:

  1. Escrever e divulgar a chamada de trabalhos.
  2. Receber artigos propostos em pré-análise de pertinência ao volume, indicando às editoras os artigos que deverão ser considerados para o volume na etapa seguinte, de avaliação por pares cegos.
  3. Contatar possíveis revisores que possam servir de pares cegos para o volume, e indicar às editoras as sugestões.
  4. Comprometer-se a obter ao menos duas resenhas de livros sobre o tema do monográfico.
  5. Escrever a introdução ou editorial do número especial.
  6. Respeitar o estilo e a identidade da revista.

Artigos

Política padrão de seção.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.