Estratégias de (im)polidez em interações acadêmicas virtuais

Mots-clés :

(im)polidez. domínio discursivo. discurso acadêmico.

Résumé

Este trabalho busca discutir o conceito de polidez a partir de uma perspectiva interacionista, utilizando, como base para a reflexão, dados de dois gêneros acadêmicos, aulas chat e listas de discussão. Contrapondo-se a uma postura comum nos trabalhos seminais sobre o tema, postula que a análise não deve fixar-se nos enunciados, mas nos comportamentos dos interactantes, isto é, não é o enunciado que é (im)polido, mas, antes, são as pessoas que interpretam os enunciados como tendo diferentes graus de polidez. Assim, é fundamental tentar identificar os fatores que influenciam as percepções, percepções essas que são dinâmicas, dos interlocutores a respeito do fenômeno.

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Publié-e

2020-10-19

Comment citer

Estratégias de (im)polidez em interações acadêmicas virtuais. (2020). Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 8(1), 65–76. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33600

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