Educação e sociedade

o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação

Auteurs-es

Mots-clés :

formação. capacitação. digital. discurso pedagógico. educação social.

Résumé

O discurso pedagógico atual confronta-se com uma conjuntura social e política em que se constituem sujeitos e sentidos afetados por artefatos digitais, por relações de trabalho com suas exigências e concepções de conhecimento em suas tensões que alimentam espaços de contradição e equívocos. Cabe assim nos perguntarmos o que significa um sujeito capacitado e o que significa um sujeito bem formado, pois são estas as opções que encontramos, em perspectiva, na constituição dos sujeitos do conhecimento. São estas possibilidades, em suas diferenças, que analisamos em nossa reflexão, objetivando contribuir para que o profissional que pratica o discurso pedagógico tenha maior compreensão de sua práxis, com resultados efetivos sobre ela.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Docente de Linguística na usp (1967-1979), introduzindo a Análise de Discurso na pós-graduação. Ensinou análise de discurso no curso de  tradução na puc/Campinas, nos anos de 1970.  Foi docente do Departamento de Linguística na Unicamp (1979/2002), onde é atualmente colaboradora. É pesquisadora do Labeurb da Unicamp; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da univás; Pesquisadora 1A do cnpq. Publica no Brasil e no exterior, tendo livros e artigos traduzidos em francês, italiano, espanhol, alemão e russo. Seu livro As Formas do Silêncio recebeu o prêmio Jabuti. Além de seu trabalho  de liderança  em análise de discurso, introduziu a história das ideias linguísticas no Brasil.

Références

Foucault, M. 1978. História da loucura na idade clássica. São Paulo: Editora Perspectiva.

Marx, K. 2004 [1844]. [Disponível em: www.marxists.org /portugues/marx/1844/ manuscrito/index.html]. Manuscriptos econômico- filosóficos. Rio de Janeiro: Boitempo. [Acesso: 12 de junio de 2015].

Orlandi, E. 1996. Interpretação - autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes.

Orlandi, E. 2001. Discurso e texto. Campinas: Pontes.

Orlandi, E. 2002. Língua e conhecimento linguístico. Por uma história das idéias no Brasil. São Paulo: Cortez.

Orlandi, E. 2012. Discurso em análise. Sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes.

Orlandi, E. 2014. Formação ou capacitação: duas formas de ligação sociedade e conhecimento. In E. L. Ferreira e E.P. Orlandi (orgs). Discursos sobre a inclusão, pp.148-160. Niterói: Intertexto.

Orlandi, E. 2015. La relation discours/texte: constitution, formulation et circulation des sens et des sujets. In Colloque texte et discours en confrontation dans l´espace européen. Metz: Université du Lorraine, setembro de 2015.

Pêcheux, M. 1969. Analyse automatique du discours. Paris: Dunod.

Pêcheux, M. 1975. Les vérités de la palice. Paris: Maspero.

Pêcheux, M. 1990. Discurso: Estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes.

Pêcheux, M. 2011. Análise de discurso. M. Pêcheux. Textos escolhidos por E. P. Orlandi. Campinas: Pontes.

Spinoza, B. 1988. Oeuvres complétes. Paris: Pléiade. Surveillanceme 2009. [Blog disponível em:Wordpress.com/2009/07/10/edipo.não.se. cegou.por.culpa.mas.por.excesso.de.informaçao]. [Acesso: 12 de junio de 2015].

Téléchargements

Publié-e

2020-10-19

Comment citer

Eni Puccinelli. (2020). Educação e sociedade: o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 16(2), 68–80. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33239

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.