Educação e sociedade

o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação

Authors

Keywords:

education. training. digital. pedagogical discourse. social education.

Abstract

The current pedagogical discourse is facing a social and political situation in which individuals and meanings are affected by digital artifacts, and by network relationships requiring knowledge of concepts which produce tensions that create contradictions and misconceptions. Therefore, we should ask ourselves what it means to be a skilled individual, or a qualified individual, given that these tensions have an impact on the mastery of knowledge. In this paper, we analyze these possibilities, and their differences, in order to improve professional practices with pedagogical discourse and to create a greater understanding of the praxis, so that the results would be more effective.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Docente de Linguística na usp (1967-1979), introduzindo a Análise de Discurso na pós-graduação. Ensinou análise de discurso no curso de  tradução na puc/Campinas, nos anos de 1970.  Foi docente do Departamento de Linguística na Unicamp (1979/2002), onde é atualmente colaboradora. É pesquisadora do Labeurb da Unicamp; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da univás; Pesquisadora 1A do cnpq. Publica no Brasil e no exterior, tendo livros e artigos traduzidos em francês, italiano, espanhol, alemão e russo. Seu livro As Formas do Silêncio recebeu o prêmio Jabuti. Além de seu trabalho  de liderança  em análise de discurso, introduziu a história das ideias linguísticas no Brasil.

References

Foucault, M. 1978. História da loucura na idade clássica. São Paulo: Editora Perspectiva.

Marx, K. 2004 [1844]. [Disponível em: www.marxists.org /portugues/marx/1844/ manuscrito/index.html]. Manuscriptos econômico- filosóficos. Rio de Janeiro: Boitempo. [Acesso: 12 de junio de 2015].

Orlandi, E. 1996. Interpretação - autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes.

Orlandi, E. 2001. Discurso e texto. Campinas: Pontes.

Orlandi, E. 2002. Língua e conhecimento linguístico. Por uma história das idéias no Brasil. São Paulo: Cortez.

Orlandi, E. 2012. Discurso em análise. Sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes.

Orlandi, E. 2014. Formação ou capacitação: duas formas de ligação sociedade e conhecimento. In E. L. Ferreira e E.P. Orlandi (orgs). Discursos sobre a inclusão, pp.148-160. Niterói: Intertexto.

Orlandi, E. 2015. La relation discours/texte: constitution, formulation et circulation des sens et des sujets. In Colloque texte et discours en confrontation dans l´espace européen. Metz: Université du Lorraine, setembro de 2015.

Pêcheux, M. 1969. Analyse automatique du discours. Paris: Dunod.

Pêcheux, M. 1975. Les vérités de la palice. Paris: Maspero.

Pêcheux, M. 1990. Discurso: Estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes.

Pêcheux, M. 2011. Análise de discurso. M. Pêcheux. Textos escolhidos por E. P. Orlandi. Campinas: Pontes.

Spinoza, B. 1988. Oeuvres complétes. Paris: Pléiade. Surveillanceme 2009. [Blog disponível em:Wordpress.com/2009/07/10/edipo.não.se. cegou.por.culpa.mas.por.excesso.de.informaçao]. [Acesso: 12 de junio de 2015].

Published

2020-10-19

How to Cite

Eni Puccinelli. (2020). Educação e sociedade: o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 16(2), 68–80. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33239

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.