Ensino de gêneros discursivos: um olhar para migrações teóricas, condições de leitura e circulação das ideias científicas
DOI :
https://doi.org/10.35956/v.25.n1.2025.p.26-42Mots-clés :
Migrações teóricas., Descolonização da história, Estudos Bakhtinianos no BrasilRésumé
O objetivo do estudo é perscrutar a migração teórica do conceito de gêneros do discurso, elaborado por Mikhail Bakhtin, às questões relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa no Brasil. Para tanto, na primeira seção teórica, desenvolvemos a discussão do conceito de “migrações teóricas” da pesquisadora argentina Pampa Arán em cotejo com as reflexões de François Cusset sobre a French Theory. A segunda seção teórica conta com a discussão das propostas de descolonização da história como uma intervenção intelectual capaz de confrontar os diferentes modos de dominação moderna. Os resultados encontrados apontam para a migração conceitual para os espaços educativos, por meio dos documentos oficiais, e um conjunto de implicações importantes desse processo.
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