Autoria em causos contados por Milton Neves sobre futebol

Autores

  • Márcia Helena de Melo Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Eloísa Maiane Barbosa Lopes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.35956/v.15.n2.2015.p.201-218

Palavras-chave:

autoria. estilo. futebol.

Resumo

Para analisar o futebol, discutir sobre um time ou sobre um jogador específico há a figura do comentarista. No Brasil, Milton Neves é um exemplo de comentarista conhecido, de credibilidade e alvo de críticas por se envolver em polêmicas devido a certos comentários que profere. O autor publica causos na revista Placar, mensalmente, na coluna intitulada “Causos do Miltão”. Nosso objetivo, neste trabalho, é apresentar um estudo que realizamos acerca de quatro desses causos com o intuito de averiguar se existem neles indícios que possam caracterizar o comentarista como autor, levando em consideração, principalmente, os postulados de Foucault (1999) e nas concepções de Possenti (2002). Atribuímos autoria aos seus causos, uma vez que eles contêm artifícios linguísticos e discursivos capazes de particularizar as narrações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Helena de Melo Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, onde também realizou o curso de mestrado em Linguística Aplicada. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB), campus de Vitória da Conquista, atuando na área de Linguística de Texto. Desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa sobre processo de construção de textos, gênese de textos, relação entre estilo individual e estilo de gênero, crítica genética, autoria e ensino de texto.

Eloísa Maiane Barbosa Lopes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista-BA. Atualmente é aluna de mestrado do programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin-UESB) e bolsista CAPES. Desenvolve projeto de pesquisa sobre sintaxe gerativa do pronome clítico SE em corpus eletrônico do português europeu e brasileiro. 

Referências

Abreu, A. S. C. 2013. Políticas de autoria. São Paulo: Editora da UFSCAR.

Bakhtin, M. 1995. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec.

Bakhtin, M. 1997. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

Barthes, R. 1984. A morte do autor. In R. Barthes. O rumor da língua, pp. 49- 54. Lisboa: Edições 70.

Câmara, R. P. 2005. [Disponível em: http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.0876.pdf.] Os causos na região do Pantanal Brasileiro: identidade e poética (estudo). ANPUH ”“ XXIII Simpósio Nacional de História”“ Londrina. [Acesso em 02/06/2014].

Cândido, A. 2001. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Duas cidades.

Chartier, R. 1994. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas da Europa entre os séculos XIV e XVIII, pp. 33-65. Brasília: Editora da UNB.

Chartier, R. 2012. O que é um autor? Revisão de uma genealogia. São Paulo: Editora de UFSCAR.

Compagnon, A. 2003. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Ed. da UFMG.

Foucault, M. 1999. O que é um autor? Portugal: Veja/ Passagens.

Granger, G. G. 1974. Filosofia do estilo. São Paulo: Perspectiva.

Houaiss, A. & Villar, M. de S. 2001. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.

Oliveira, I. R. de 2008. Gênero causo: narratividade e tipologia. Tese de Doutorado.São Paulo: PUC/SP.

Possenti, S. 2001. Enunciação, autoria e estilo. Revista da FAEEBA. Revista do Departamento de Educação ”“ Campus I, n. 15: 15-21.

Possenti, S. 2002. Indícios de autoria. Perspectiva ”“ Revista do Centro de Ciências da Educação 20, 1: 105-124.

Tfouni, L. V. 2009. Múltiplas faces da autoria: Análise do discurso, psicanálise, literatura, modernidade e enunciação. Rio Grande do Sul: Editora da Unijuí.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Como Citar

Pereira, M. H. de M., & Lopes, E. M. B. (2020). Autoria em causos contados por Milton Neves sobre futebol. RALED, 15(2), 201–218. https://doi.org/10.35956/v.15.n2.2015.p.201-218

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.