Autoria em causos contados por Milton Neves sobre futebol

Autores/as

  • Márcia Helena de Melo Pereira
  • Eloísa Maiane Barbosa Lopes

Palabras clave:

autoría. estilo. fútbol.

Resumen

Para analizar el fútbol, discutir sobre un equipo o sobre un jugador específico existe la figura del comentarista. En Brasil, Milton Neves es un ejemplo de comentarista reconocido, de credibilidad y objeto de críticas por involucrarse en polémicas debido a ciertos comentarios que emite. Mensualmente en la revista Placar, el autor publica “causos” en la columna titulada “Causos do Miltão”. El objetivo de este trabajo es presentar un estudio realizado sobre cuatro de esos “causos” con la intención de averiguar si existe en ellos indicios que puedan caracterizar al comentarista como autor, considerando, principalmente, los postulados de Foucault (1999) y las concepciones de Possenti (2002). Se atribuye la autoría de sus “causos”, una vez que ellos contienen artificios lingüísticos y discursivos capaces de particularizar las narraciones.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Helena de Melo Pereira

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, onde também realizou o curso de mestrado em Linguística Aplicada. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB), campus de Vitória da Conquista, atuando na área de Linguística de Texto. Desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa sobre processo de construção de textos, gênese de textos, relação entre estilo individual e estilo de gênero, crítica genética, autoria e ensino de texto.

Eloísa Maiane Barbosa Lopes

Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista-BA. Atualmente é aluna de mestrado do programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin-UESB) e bolsista CAPES. Desenvolve projeto de pesquisa sobre sintaxe gerativa do pronome clítico SE em corpus eletrônico do português europeu e brasileiro. 

Citas

Abreu, A. S. C. 2013. Políticas de autoria. São Paulo: Editora da UFSCAR.

Bakhtin, M. 1995. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec.

Bakhtin, M. 1997. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

Barthes, R. 1984. A morte do autor. In R. Barthes. O rumor da língua, pp. 49- 54. Lisboa: Edições 70.

Câmara, R. P. 2005. [Disponível em: http://anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S23.0876.pdf.] Os causos na região do Pantanal Brasileiro: identidade e poética (estudo). ANPUH ”“ XXIII Simpósio Nacional de História”“ Londrina. [Acesso em 02/06/2014].

Cândido, A. 2001. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Duas cidades.

Chartier, R. 1994. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas da Europa entre os séculos XIV e XVIII, pp. 33-65. Brasília: Editora da UNB.

Chartier, R. 2012. O que é um autor? Revisão de uma genealogia. São Paulo: Editora de UFSCAR.

Compagnon, A. 2003. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Ed. da UFMG.

Foucault, M. 1999. O que é um autor? Portugal: Veja/ Passagens.

Granger, G. G. 1974. Filosofia do estilo. São Paulo: Perspectiva.

Houaiss, A. & Villar, M. de S. 2001. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.

Oliveira, I. R. de 2008. Gênero causo: narratividade e tipologia. Tese de Doutorado.São Paulo: PUC/SP.

Possenti, S. 2001. Enunciação, autoria e estilo. Revista da FAEEBA. Revista do Departamento de Educação ”“ Campus I, n. 15: 15-21.

Possenti, S. 2002. Indícios de autoria. Perspectiva ”“ Revista do Centro de Ciências da Educação 20, 1: 105-124.

Tfouni, L. V. 2009. Múltiplas faces da autoria: Análise do discurso, psicanálise, literatura, modernidade e enunciação. Rio Grande do Sul: Editora da Unijuí.

Publicado

2020-10-19

Cómo citar

Pereira, M. H. de M. ., & Lopes, E. M. B. . (2020). Autoria em causos contados por Milton Neves sobre futebol. Revista Latinoamericana De Estudios Del Discurso, 15(2), 201–218. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33286

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.