A NOÇÃO DE ATITUDE ESTÉTICA EM SIMONE DE BEAUVOIR
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26957Schlagworte:
Atitude estética. Beauvoir. Engajamento. Liberdade.Abstract
Simone de Beauvoir (1908-1986), em Por uma moral da ambiguidade (2005 [1947]) e especificamente no tópico intitulado “A atitude estética”, dedicou-se a pensar uma concepção de estética através da definição existencialista de liberdade. A liberdade, como um movimento humano original, é o que permite ao sujeito descobrir as razões de seus próprios atos; assim, uma atitude estética pretende afirmar qualquer obra de cunho estético (seja por exemplo um livro literário, uma pintura ou uma escultura) como um dado que o criador, isto é, aquele que escreve, pinta ou esculpe, tentará justificar enquanto for matéria da própria obra produzida. Ainda assim, a atitude estética apenas é possível se houver uma temporalidade, e o presente será o elemento fundamental para que tal ato seja praticado. Portanto, neste artigo objetiva-se discutir introdutoriamente o modo como Beauvoir abordou certa concepção de estética com base no movimento autêntico do homem em direção à liberdade.
Downloads
Literaturhinweise
BEAUVOIR, S. O existencialismo e a sabedoria das nações. Tradução de Manuel de Lima e Bruno da Ponte. Lisboa: Minotauro, 1964. (Coleção Ensaio)
BEAUVOIR, S. Por uma moral da ambiguidade. In: Por uma moral da ambiguidade. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
BEAUVOIR, S. Pirro e Cinéias. In: Por uma moral da ambiguidade. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
DIAS, J. A. O. Ambiguidade e liberdade na filosofia moral de Simone de Beauvoir. 2016. 97f. ”“ Dissertação (Mestrado) ”“ Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2016. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19339. Acesso em: 23 de agosto de 2019.
DIAS, L. B. Simone de Beauvoir e a Ontologia da ambiguidade. 2015. Artigo publicado na Revista Reflexos, Fortaleza-CE. (Doutorando em Filosofia) ”“ Universidade Federal de Minas Gerais, 2015, p. 66-79. Disponível em: https://www.academia.edu/14219856/Simone_de_Beauvoir_e_a_Ontologia_da_Ambiguidade. Acesso em: 23 de agosto de 2019.
RODRIGUES, C. Beauvoir com Sade: Ética, ambiguidade e alteridade. In: Sapere Aude ”“ Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 03 ”“ n. 06; p. 234-249, 2012. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4624/4994. Acesso em: 23 de agosto de 2019.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Tradução e notas de Vergílio Ferreira. 2ª edição. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os pensadores)
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológica. Tradução e notas de Paulo Perdigão. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2007.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2020 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
![Creative-Commons-Lizenz](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.