O QUE É O EXISTENCIALISMO?
de Simone de Beauvoir
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v13i28.53895Palavras-chave:
Ambiguidade. Beauvoir. Existencialismo. Moral.Resumo
Em Qu’-est-ce que l’existentialisme?, Beauvoir apresenta não apenas sua compreensão sobre o que seria o existencialismo, mas também mostra que não se trata apenas de uma moda pós-guerra. Nesse artigo, ela reforça de maneira muita sucinta o método mesmo de sua doutrina e que se dá entre a superação de uma oposição clássica da filosofia, a saber, a do interior e do exterior, a do individual e do universal, a do subjetivo e do objetivo, e a considera agora por meio do que Beauvoir designa como uma “nova síntese”: é a ambiguidade da condição humana. É uma apresentação clara do que Beauvoir defendia como existencialismo e como pensá-lo em um mundo que vivia os efeitos catastróficos do pós-guerra, além de um esforço em mostrar que nessa doutrina ética, moral e política estão intrinsecamente ligadas: diz respeito somente ao ser humano e às suas relações com outrem.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, S. Por uma moral da ambiguidade. Por uma moral da ambiguidade seguido de Pirro e Cinéias. Trad. Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
BEAUVOIR, S. Pirro e Cinéias. Por uma moral da ambiguidade seguido de Pirro e Cinéias. Trad. Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
BEAUVOIR, S. Pour une morale de'l ambiguité suivi de Phyrrus et Cinéas. Paris: Gallimard, 1947.
BEAUVOIR, S. “Qu’est-ce que l’existentialisme?”. France-Amérique, june 29, 1947, 1, 5, 1947.
BEAUVOIR, S. A Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Trad. Lucas Joaquim da Motta. Primeiros Escritos, São Paulo – SP, n. 11, pp. 226-231, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/primeirosescritos/article/view/176887/180873. Acesso em: 01 ago 2022.
BEAUVOIR, S. O existencialismo e a sabedoria das nações. O existencialismo e a sabedoria das nações. Trad. Mário Matos. Lisboa: Esfera do Caos, 2008.
BEAUVOIR, S. Idealismo moral e realismo político. O existencialismo e a sabedoria das nações. Trad. Mário Matos. Lisboa: Esfera do Caos, 2008.
LAÊRTIOS, D. Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres. Trad. Mario da Gama Kury. Brasília: Editora UnB, 2008.
MARX, K. Manuscrits de 1844. Paris: Flammarion, 1996.
PASCAL, B. Pensamentos. 2ª ed. Trad. Sérgio Milliet: São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os pensadores).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.