BEAUVOIR INTÉRPRETE DE MERLEAU-PONTY

a fenomenologia da percepção e os progressos do método fenomenológico

Autores

Palavras-chave:

Beauvoir. Corpo. Merleau-Ponty. Mundo. Fenomenologia.

Resumo

Este trabalho se dedica a analisar como Simone de Beauvoir interpretou o ensaio intitulado a Fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-Ponty. Para tanto, iremos nos basear, sobretudo, na resenha que a própria filósofa escreveu acerca da obra merleau-pontyana, em 1945 para a revista Les Temps Modernes [Os Tempos Modernos]. Assim, consideremos dois momentos da resenha de Beauvoir que julgamos ser fundamentais para compreender como a autora analisou uma fenomenologia da percepção em Merleau-Ponty, a saber: 1) os principais conceitos fenomenológicos que ela cita, como as noções de corpo e mundo; 2) e como tais noções se correlacionam conforme o método fenomenológico reveste as várias faces - no sentido ontológico da palavra - da existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Joaquim Da Motta, Universidade Federal de São Carlos

Tem experiência na área de História da Filosofia, sobretudo em História da Filosofia Contemporânea. Graduando em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos/ campus São Carlos. Atualmente desenvolve seus estudos nos temas: Fenomenologia e existencialismo, com ênfase em Simone de Beauvoir.

Referências

BEAUVOIR, S. La Phénoménologie de la perception de Maurice Merleau-Ponty. Paris: Les Temps Modernes, 1945. p. 363-367.

_______________. O existencialismo e a sabedoria das nações. Trad. Manuel de Lima e Bruno da Ponte. Lisboa: Minotauro, 1964. (Coleção Ensaio)

_______________. Por uma moral da ambiguidade seguido de Pirro e Cinéias. Trad. Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

_______________. O segundo sexo (volume único). Trad. Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

MERLEAU-PONTY, M. Merleau-Ponty na Sorbonne: resumo de cursos: psicossociologia e filosofia. Trad. Constança Marcondes Cesar e Lucy Moreira Cesar. São Paulo: Papirus Editora, 1990.

_______________________. Fenomenologia da percepção. 4 ed. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. (Biblioteca do Pensamento Moderno)

HUSSERL, E. Investigações lógicas: sexta investigação (elementos de uma elucidação fenomenológica do conhecimento). 2 ed. Seleção e trad. Zeljko Loparic e Andréa Maria Altino de Campos Loparic. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Coleção Os pensadores)

_____________. Investigações lógicas: investigações para a fenomenologia e a teoria do conhecimento. Trad. Pedro M. S. Alves e Carlos Aurélio Morujão. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

MOTTA, L. J. A relação entre ambiguidade, liberdade e condição humana em Simone de Beauvoir. Filogênese, Marília-SP, v. 11, 2018, p. 40-54. Disponível em:

<https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/a-relacao-entre-ambiguidade-liberdade-e-condicao-humana-em-simone-de-beauvoir.pdf.> Acesso em: 11 fevereiro 2020.

_______________. A noção de atitude estética em Simone de Beauvoir. Pólemos, Brasília, v. 9, n. 17, 2020, p. 177-188. Disponível em:

<https://periodicos.unb.br/index.php/polemos/article/view/26957/25199>. Acesso em 11 fevereiro 2020.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Da Motta, L. J. (2020). BEAUVOIR INTÉRPRETE DE MERLEAU-PONTY: a fenomenologia da percepção e os progressos do método fenomenológico. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(18), 215–241. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/polemos/article/view/29777

Edição

Seção

Artigos