O PERCURSO INVESTIGATIVO SOBRE NOTÍCIAS FALSAS DA INGESTÃO DE SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS E BÁSICAS CONTRA O CORONAVÍRUS (COVID-19) COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Fernanda Alves da Silva Curso de Especialização lato sensu em Ensino de Ciências – Ciência é Dez!, Universidade de Brasília
  • Darlan Quinta de Brito Universidade de Brasília
  • Alice Melo Ribeiro Instituto de Biologia, Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Atividades Investigativas. Fake News. Coronavírus. pH. Alfabetização científica.

Resumo

O uso de atividades experimentais investigativas possibilita que os alunos se apropriem na prática os conceitos que aprendem na teoria. O objetivo desse trabalho foi compreender como o processo investigativo pode atuar no questionamento de informações falsas (fakes news) disseminadas pelas redes sociais. Para realização do presente artigo, realizou-se uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, e classificada quanto aos objetivos como uma pesquisa descritiva. A sequência didática consistiu na realização de experimentos de baixo custo. Em sala de aula, a professora utilizou um repolho roxo para extração de antocianinas, utilizada para identificar a basicidade e acidez de substâncias. Ao término do experimento, os dados foram passados para uma tabela de controle. Após a análise dos dados gerados e da tabela de controle, os alunos analisaram algumas receitas caseiras para a Covid-19compartilhadas em redes sociais, constatou-se que os dados obtidos estavam em divergência ao da pesquisa. A sequência investigativa proposta alcançou os seus objetivos e possibilitou aos alunos identificarem as fake news, baseadas em evidências científicas sobre ácidos e bases. Espera-se, portanto que eles sejam capazes de desconstruir fake news em outras situações, por meio de uma análise crítica das evidências que embasam fenômenos.

Palavra- chave: Atividades Investigativas. Fake News. Coronavírus. pH. Alfabetização científica.

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Publicado

2022-04-17

Como Citar

Alves da Silva, F., Quinta de Brito, D., & Melo Ribeiro, A. (2022). O PERCURSO INVESTIGATIVO SOBRE NOTÍCIAS FALSAS DA INGESTÃO DE SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS E BÁSICAS CONTRA O CORONAVÍRUS (COVID-19) COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO . Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(1), 332–349. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/42254

Edição

Seção

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