O PERCURSO INVESTIGATIVO SOBRE NOTÍCIAS FALSAS DA INGESTÃO DE SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS E BÁSICAS CONTRA O CORONAVÍRUS (COVID-19) COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Mots-clés :
Atividades Investigativas. Fake News. Coronavírus. pH. Alfabetização científica.Résumé
O uso de atividades experimentais investigativas possibilita que os alunos se apropriem na prática os conceitos que aprendem na teoria. O objetivo desse trabalho foi compreender como o processo investigativo pode atuar no questionamento de informações falsas (fakes news) disseminadas pelas redes sociais. Para realização do presente artigo, realizou-se uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, e classificada quanto aos objetivos como uma pesquisa descritiva. A sequência didática consistiu na realização de experimentos de baixo custo. Em sala de aula, a professora utilizou um repolho roxo para extração de antocianinas, utilizada para identificar a basicidade e acidez de substâncias. Ao término do experimento, os dados foram passados para uma tabela de controle. Após a análise dos dados gerados e da tabela de controle, os alunos analisaram algumas receitas caseiras para a Covid-19compartilhadas em redes sociais, constatou-se que os dados obtidos estavam em divergência ao da pesquisa. A sequência investigativa proposta alcançou os seus objetivos e possibilitou aos alunos identificarem as fake news, baseadas em evidências científicas sobre ácidos e bases. Espera-se, portanto que eles sejam capazes de desconstruir fake news em outras situações, por meio de uma análise crítica das evidências que embasam fenômenos.
Palavra- chave: Atividades Investigativas. Fake News. Coronavírus. pH. Alfabetização científica.
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