PROPOSTA DE PLANO DE AULA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Auteurs-es

Mots-clés :

Ensino de física, Plano de aula, Sequência didática

Résumé

Neste trabalho, buscamos referenciar e apresentar uma proposta de plano de aula para utilização em diversos contextos do ensino de física. Em particular, vislumbramos a sua utilidade para a organização de sequências didáticas produzidas no contexto da proposta de aplicação educacional em mestrados profissionalizantes, tendo em vista a formação continuada e qualificada para o exercício profissional sob o pressuposto da profunda reflexão das práticas instituídas. Para isso, apresentamos e discutimos uma visão sobre o processo instrucional e, no seu particular, sobre a aula, passando a indicar diretrizes (e não mais que isso!) para a proposição, o desenvolvimento e a avaliação de uma aula. Cabe ressaltar, por fim, a incompletude, as limitações e mesmo a provisoriedade de qualquer esforço como este que aqui se apresenta, qual seja, a proposição de modelos frente a complexidade de qualquer processo educacional. De todo modo, o arriscaremos à guisa de iniciar e parametrizar essa importante e ainda rarefeita discussão no campo do ensino de física.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

imagem2.jpg INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
  • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Téléchargements

Publié-e

2019-03-16

Comment citer

Ferreira, M., & Silva Filho, O. L. da. (2019). PROPOSTA DE PLANO DE AULA PARA O ENSINO DE FÍSICA. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 5(1), 39–44. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/23074

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

<< < 1 2