A APLICAÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS PARA ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Autores

  • Larissa dos Santos Born Universidade de Brasília
  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8078-3065

Palavras-chave:

Ensino técnico, Física, Vygotsky, Carl Rogers

Resumo

Discutimos neste artigo uma proposta de intervenção didática para o último ano de um curso de Ensino Técnico em edificações visando à aplicação de conceitoes físicos estudados pelos alunos nos anos anteriores do curso. Pautada nas teorias de Vygotsky (1989) e Carl Rogers (1969), a abordagem metodológica utilizada pressupõe o indivíduo como ser ativo no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, convergindo para os seus objetivos e sua satisfação. Busca-se que os estudantes ganhem autonomia, desenvolvam a criatividade frente a um problema e desenvolvam-se nos âmbitos pessoal e acadêmico, por meio da interação social e das práticas desenvolvidas no projeto. A partir das abordagens de Luckesi (2002) e de Carl Rogers (1986), a avaliação da aprendizagem desse projeto visa diagnosticar o processo e utiliza-se da autoavaliação buscando a apropriação de conceitos e o desenvolvimento crítico e autônomo do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

imagem2.jpg INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
  • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Downloads

Publicado

2019-03-16

Como Citar

Born, L. dos S., Ferreira, M., & Silva Filho, O. L. da. (2019). A APLICAÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS PARA ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 5(1), 45–58. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/23076

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>