A APLICAÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS PARA ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DE UM CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Palavras-chave:
Ensino técnico, Física, Vygotsky, Carl RogersResumo
Discutimos neste artigo uma proposta de intervenção didática para o último ano de um curso de Ensino Técnico em edificações visando à aplicação de conceitoes físicos estudados pelos alunos nos anos anteriores do curso. Pautada nas teorias de Vygotsky (1989) e Carl Rogers (1969), a abordagem metodológica utilizada pressupõe o indivíduo como ser ativo no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, convergindo para os seus objetivos e sua satisfação. Busca-se que os estudantes ganhem autonomia, desenvolvam a criatividade frente a um problema e desenvolvam-se nos âmbitos pessoal e acadêmico, por meio da interação social e das práticas desenvolvidas no projeto. A partir das abordagens de Luckesi (2002) e de Carl Rogers (1986), a avaliação da aprendizagem desse projeto visa diagnosticar o processo e utiliza-se da autoavaliação buscando a apropriação de conceitos e o desenvolvimento crítico e autônomo do aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).