MISTURAÇÃO: UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Iara Dias de Santana Curso de Especialização lato sensu em Ensino de Ciências - Ciência é Dez!, Universidade de Brasília.
  • Dianne Michelle Alves da Silva Curso de Especialização lato sensu em Ensino de Ciências - Ciência é Dez!, Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0003-1914-6707
  • Darlan Quinta de Brito Curso de Especialização lato sensu em Ensino de Ciências - Ciência é Dez!, Universidade de Brasília.

Palabras clave:

Ciência. Ensino investigativo. Ensino de química. Experimentação.

Resumen

O estudo é uma análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) sobre misturas de substâncias com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O uso de estratégias da SEI, realizada na disciplina de Ciências, foram importantes para a associação dos conceitos trabalhados em sala. Com a SEI foi possível evidenciar os conhecimentos empíricos que foram internalizados pelos estudantes acerca dos tipos de misturas de substâncias homogêneas e heterogêneas e dar um melhor direcionamento às atividades desenvolvidas para auxiliá-los na ressignificação do conhecimento. A avaliação formativa esteve presente durante toda a realização deste estudo como forma de fazer com que o estudante pudesse refletir sobre suas aprendizagens. Apesar das limitações impostas pela pandemia, o estudo proporcionou a participação ativa dos estudantes que desenvolveram habilidades e argumentos científicos. A grande maioria dos envolvidos foi capaz de ressignificar o seu conhecimento prévio sobre misturas de substâncias ao ser incentivado e motivado a criar hipóteses capazes de responder aos problemas presentes em cada etapa da experimentação confrontando-as com as evidências observadas.  Após a realização da parte experimental, a maioria dos estudantes foi capaz de descrever corretamente o processo de misturas de substâncias, quando comparada as respostas dadas inicialmente, mostrando que a SEI atingiu satisfatoriamente os objetivos propostos.

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Biografía del autor/a

Iara Dias de Santana, Curso de Especialização lato sensu em Ensino de Ciências - Ciência é Dez!, Universidade de Brasília.

Possui especialização em Ensino de Ciências pela UNB (2020 - 2022). Atua na área da educação, sendo docente de ciências na secretaria de educação do Distrito Federal, desde o ano de 2018.

Dianne Michelle Alves da Silva, Curso de Especialização lato sensu em Ensino de Ciências - Ciência é Dez!, Universidade de Brasília

Doutora em Ecologia pela Universidade de Brasília. Graduada em Biologia e Pedagogia. Possui experiência como docente de Ensino Superior no curso de graduação em Biologia, Pedagogia e em disciplinas na modalidade EaD. Atua nas áreas de educação, ensino de ciências, pedagogia e desenvolve estudos de impactos do uso do solo sobre os descritores de comunidades aquáticas, decomposição de folhas em riachos, isótopos estáveis e redes tróficas de peixes. Atualmente professora substituta do Instituto Federal de Brasília.

Darlan Quinta de Brito, Curso de Especialização lato sensu em Ensino de Ciências - Ciência é Dez!, Universidade de Brasília.

Possui Bacharelado em Ciências Biológicas (2008) e Licenciatura (2010) e mestrado na área de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural na Universidade de Brasília - Campus Planaltina (2014). Trabalhou como técnico do Laboratório de Química de Plantas na Embrapa Cerrados e atua como técnico de biologia no Laboratório de Biologia da Universidade de Brasília (Campus Planaltina) e professor na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Ecologia, Ecotoxicologia, Ensino, Formação de Educadores e Educação a distância (Ead). 

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Publicado

2022-04-17

Cómo citar

Santana, I. D. de, Alves da Silva, D. M., & Quinta de Brito, D. . (2022). MISTURAÇÃO: UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(1), 217–232. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/42276

Número

Sección

Ciência é 10!

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