Em busca de participação e sustentabilidade na gestão do turismo: os Observatórios para o Turismo Sustentável de Cavalcante e Cristalina-GO
Palavras-chave:
Planejamento turístico Participativo. Observatórios. Desenvolvimento local.Resumo
O planejamento e a gestão de destinos turísticos são tratados neste artigo a partir da experiência do projeto Observatório para o Turismo Sustentável, executado em 2008 nos municípios de Cavalcante/GO (localizado na Chapada dos Veadeiros, a 320km de Brasília) e Cristalina/GO (localizado a 138km de Brasília conhecido pelo artesanato de cristais e pelo agronegócio). O projeto foi realizado pelo Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília, com o objetivo de difundir informações e promover conhecimentos úteis sobre desenvolvimento sustentável do turismo por meio de uma gestão participativa do mesmo. Não se trata de um observatório comum, com um papel passivo de observação do que ocorre a partir da atividade turística em determinada região ou país. Ao contrário, trata-se de um observatório para o turismo cuja observação, em tempo real, permite perceber novas necessidades, bem como problemas locais ou regionais e, de imediato, interagir para intervenção nos processos de seu desenvolvimento. O Observatório para o Turismo Sustentável proposto é uma forma de organização para o planejamento e o monitoramento do turismo de forma participativa cuja metodologia estratégica consistiu na reunião de diferentes olhares mediante a criação de um comitê gestor como instância de governança local para o turismo.Downloads
Referências
Brasil. Brasília: Senac, 2008.
CORAGGIO, J. L. Economia do trabalho: uma alternativa racional à incerteza. Diniz, C. C. e Lemos,
M. B. (Orgs.). Economia e Território. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
COSTA, C. An emerging tourism planning paradigm? A comparative analysis betwen town and tourism planning. International Journal of Tourism Reserach 3: 425-441, 2001.
MINTUR. Institucionalização da instância de governança regional. Brasília: Ministério do Turismo,
2007.
SINGER, P. A economia solidária. Revista Teoria e Debate n. 47, fev./mar. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.
SINGER, P. E.; SOUZA, A. (Orgs.) A economia solidária no Brasil: autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2003.
SPEZIA, D. S.; SOUZA, L. H. Planejamento e organização do turismo.
Disponível em http://cetunb.tempsite.ws/formatur/file.php/14/disciplina12.pdf. Acesso 03/12/2008.
TAKASAGO, M. e MOLLO, M. L. R. Economia do Turismo e Combate à Pobreza no Brasil: potencialidades e o papel do governo na redução de desigualdades, Turismo em Análise, v. 19, n. 2, jul./2008.
ZAPATA, T., AMORIM, M. e ARNS, P. Desenvolvimento territorial a distância, Florianópolis/Brasília:
Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Educação a Distância/Ministério da Integração Nacional, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.