Oficina Hoq?: Quadrinhos e outras Histórias: uma experiência de indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da Reorientação Curricular

Autores

  • Priscila Pereira Machado Universidade de Brasília
  • Jessica Freitas Universidade de Brasília
  • Marjorie Guedes Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Museologia. Histórias em Quadrinhos. Educação. Indissociabilidade ensino ”“ pesquisa ”“ extensão. Reorientação Curricular.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar a experiência e os resultados da oficina executada pela equipe do educativo da exposição curricular HoQ? Quadrinhos Independentes Nacionais, que trabalhou com turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, os elementos linguísticos presentes na produção de quadrinhos. Pretende ainda analisar essa ação desenvolvida, como uma experiência integradora em que os principais pilares da universidade brasileira ensino ”“ pesquisa ”“ extensão estão presentes de forma indissociável. Isto trouxe reflexões sobre a necessidade da reorientação dos planos disciplinares na formação discente e da construção de processos de interação entre a universidade e a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Priscila Pereira Machado, Universidade de Brasília

Bacharel e licenciada em História pela Universidade de Brasília ”“ UnB e graduanda do curso de Museologia da  ”“ UnB

Jessica Freitas, Universidade de Brasília

Graduanda do curso de Museologia da UnB

Marjorie Guedes, Universidade de Brasília

Graduanda do curso de Museologia da UnB

Referências

AVELAR, Távita de; RODRIGUES, Cleide Aparecida Carvalho. A interdisciplinaridade nas histórias em quadrinhos. UFMG. 2014. Disponível em: http://www.rtve.org.br/seminario/4SeminarioAnais/PDF/GT1/gt1-3.pdf. Acesso em: 05/10/2014.

BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental (1998b). Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, 3º e 4º Ciclos do Ensino fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília - MEC/SEF. Brasília, 1997. Disponível em: http://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/volume02-lingua-portuguesa.pdf. Acesso em: 03/12/2014.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/17820. Acesso em: 03/12/2014.

BRASIL. Resolução nº 87/2006 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB. 2006. Disponível em: http://www.unb.br/administracao/decanatos/deg/downloads/circ_resol/87_2006.pdf. acesso em: 04/12/2014.

CUNHA, Luiz Antônio. Qual Universidade? São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989. Diretrizes Curriculares para o Curso de Museologia.

Parecer Conselho Nacional de Educação - CNE /Câmara Superior de Educação ”“ CSE 492/2001, p.37. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em: 03/12/2014.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Indissociabilidade ensino”“pesquisa”“extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS; Brasília: MEC/SESu, 2006.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Plano Nacional de Extensão Universitária.

FORPROEX. Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas do Brasil. Manaus, 2012. Disponível em:< http://www.

proec.ufpr.br/downloads/extensao/2012/legislacao/Politica%20Nacional%20de%20Extensao%20Universitaria%20maio2012.pdf> Acesso em: 03/12/2014.

SANTOS, Boaventura de Souza. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2005. Disponível em: http://www.ces.uc.pt/bss/documentos/auniversidadedosecXXI.pdf. Acesso em: 03/12/2014.

SANTOS, Adilson Pereira dos; LIMA, Angélica Alves; CARRILO, Maria Ruth G. Gaede; SOUZA, Neide das Graças de. Extensão: uma ferramenta para a flexibilização curricular e a construção social do conhecimento. In Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior. 2005. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/1095/1/ARTIGO_Extens%C3%A3oFerramentaFlexibilidade.pdf. Acesso em: 04/12/2014.

SANTOS, Marcos Pereira dos. Contributos da Extensão Universitária Brasileira à formação acadêmica docente e discente no século XXI: um debate necessário. In Revista Conexão ”“ UEPG, vol. 6. Nº1, 2010. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/viewFile/3731/2622. Acesso em: 03/12/2014.

SOUZA, Jairo Rodrigues de Souza. A utilização das Histórias em Quadrinhos no âmbito da inter e multidisciplinaridade como recurso pedagógico na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Peruibe. 2011. Disponível em: file:///C:/Users/00763229121/Downloads/Jairo_Rodrigues_de_Souza_TCC_TEXTO_FINAL.pdf. Acesso em: 05/10/2014.

KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda. Analisando a dinâmica da relação museu-educação-formal. In: O formal e o não-formal na dimensão educativa do museu. Rio de Janeiro: Museu da Vida: MAST, 2001-2002. p. 16-25. (Caderno do Museu da Vida).

NUNES ALF, Silva MBC. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade. 2011; 4(7): p. 119-133.

VALENTE, Maria Esther Alvarez. A Educação em Ciências e os Museus de Ciência. In Caderno de Museu da Vida: o formal e o não formal na dimensão educativa do museu. 2001/2002.

UNESCO / ICOM. Declaração de Santiago do Chile. 1972. Disponível em: http://www.minom-portugal.org/documentos-de-referencia/6-declaracao-de-santiago-do-chile-unescoicom/3-declaracao-de-santiago-do-chile-1972.html. Acesso em: 08/12/2014.

Publicado

2019-01-02

Como Citar

MACHADO, Priscila Pereira; FREITAS, Jessica; GUEDES, Marjorie. Oficina Hoq?: Quadrinhos e outras Histórias: uma experiência de indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da Reorientação Curricular. Participação, [S. l.], n. 26, p. 48–56, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/21303. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos de desenvolvimento teórico

Artigos Similares

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.