Construindo Pontes: Mulheres na Ciência disseminam a Universidade e a Ciência em Escolas Públicas do Distrito Federal através de visitas e gravação de Podcasts

Autores

  • Patrícia Guarnieri Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0001-5298-5348
  • Vanessa Cabral Gomes Universidade de Brasília
  • Mariana Benchimol Ferro Universidade de Brasília
  • Wanessa de Carvalho Araujo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

disseminação científica, ensino fundamental, extensão, podcast, visitas

Resumo

Muito se tem produzido no âmbito das universidades inquestionavelmente, no entanto é importante se perguntar para quem chega esse conhecimento. Dessa forma iniciativas de disseminação científica e aproximação com a sociedade são necessárias a fim de tornar as universidades parte do cotidiano destas pessoas. Nesse sentido, o projeto teve como objetivo principal disseminar o papel e as pesquisas da universidade de forma a despertar o interesse e desejo dos estudantes, desde o ensino fundamental, para o ingresso na universidade pública por meio de visitas e podcast. A fim de atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa ação, na qual estudantes e professoras da Universidade de Brasília visitavam a escola Classe 01 do Guará, escola pública do Governo do Distrito Federal, de ensino fundamental a fim de disseminar o papel e pesquisas da universidade, de forma lúdica, por meio de brincadeiras, contação de história, teatro, visitas à universidade e gravação de podcasts. As atividades ocorreram no âmbito do projeto: Disseminando a ciência por meio de um podcast de meninas e mulheres em escolas do Governo do Distrito Federal. Com base nessa metodologia, foram realizadas 6 visitas à escola pela equipe, sendo uma delas a participação de um evento com as famílias dos alunos, que tinham de 6 a 12 anos, estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Também foi realizada uma visita de 280 estudantes na UnB, para conhecer projetos como o LabMat, Experimentoteca, Museu de Geociências e Memorial Darcy Ribeiro, na ocasião os estudantes tiveram contato com um aluno indígena que expôs seus costumes, cantos, danças e história, bem como com outros alunos da UnB de diversos cursos. Também foram gravados episódios para o quadro ‘Pergunte para um cientista’ do Podcast ‘Eu quero saber’ (@euquerosaberpodcast no Instagram). Constata-se que o projeto cumpriu o objetivo proposto e obteve resultados positivos em termos de interação, aceitação por parte das famílias e equipe da escola e engajamento das crianças envolvidas, além de aprendizado para a equipe da universidade formada por 6 alunas de graduação e 2 professoras coordenadoras, contribuindo para a popularização do papel, pesquisas e atividades da universidade, de forma a permitir o amplo acesso da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da informação, v. 25, n. 3, 1996.

BUENO, Wilson Costa. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituaiss. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 1-12, 2010.

CLARIVATE ANALYTICS. A Pesquisa no Brasil: Promovendo a excelência - Análise preparada para a CAPES pelo Grupo Web of Science, 2019. Disponível em: http://images.mail.discover.clarivate.com/Web/ClarivateAnalytics/%7B1a55c3df-70a3- 4ab1-8db4- d9741f748546%7D_Web_of_Science_Group_Bibliometrics_Report_2019_PORT.pdf

COELHO, Ana Amália et al. PodCiência: O PODCAST DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO INSTITUTO DE BIOQUÍMICA MÉDICA DA UFRJ. In: IV

Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro. 2015.

MACKENZIE, Lewis E. Science podcasts: analysis of global production and output from 2004 to 2018. Royal Society open science, v. 6, n. 1, p. 180932, 2019.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

GUARNIERI, Patrícia; CABRAL GOMES, Vanessa; BENCHIMOL FERRO, Mariana; DE CARVALHO ARAUJO, Wanessa. Construindo Pontes: Mulheres na Ciência disseminam a Universidade e a Ciência em Escolas Públicas do Distrito Federal através de visitas e gravação de Podcasts. Participação, [S. l.], v. 1, n. 42, p. 95–113, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/53353. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.