Reflexões sobre a extensão na universidade pública brasileira

Autores/as

  • Sonia Marise Sales Carvalho Universidade de Brasília

Palabras clave:

Extensão. Universidade. Sociedade.

Resumen

Este artigo reflete sobre o lugar da extensão na universidade pública a partir de proposições sobre a gestão e a política contidas no Plano Nacional de Extensão, documento elaborado a partir das reflexões ocorridas nos encontros de extensão das universidades públicas federais. O objetivo que orienta a atividade de extensão tem sido o de reforçar o papel social da universidade, traduzido na valorização e na ampliação de suas relações sociais com a sociedade e na troca entre os saberes populares e científicos, como vetores da produção de conhecimento. Há o desejo de que a extensão possa reforçar o caráter público da universidade e a relação orgânica com a comunidade em que esteja inserida. A análise deste artigo se desenvolveu a partir da prática por nós vivenciada com a extensão, como professora de universidade pública. Tal vivência se deu por meio do exercício da coordenação da extensão na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, quando respondíamos pelo gerenciamento de três projetos de ação contínua e de dois cursos, sendo também representante daquela faculdade nas reuniões da câmara de extensão e das comissões de trabalhos realizados em torno das atividades referentes a esse campo de atuação no espaço universitário. Compreende-se que o espaço da extensão reforça a missão institucional da universidade pública e se torna o lugar apropriado de reconhecimento da função da universidade no seu caráter social e inclusivo.

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Biografía del autor/a

Sonia Marise Sales Carvalho, Universidade de Brasília

Professora doutora em Sociologia da FED/ UnB e Coordenadora de Extensão FE(2009/2010)

Citas

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Publicado

2011-12-21

Cómo citar

CARVALHO, Sonia Marise Sales. Reflexões sobre a extensão na universidade pública brasileira. Participação, [S. l.], n. 16, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24317. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos de desenvolvimento teórico

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