A ferrovia como elemento de geração de turismo e patrimônio
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n19.2017.03Palavras-chave:
Patrimônio ferroviário, Políticas públicas, errovias turísticas, Planejamento regionalResumo
O patrimônio cultural tem revelado importância e visibilidade em propostas de desenvolvimento de produtos e roteiros turísticos. As regiões buscam maior diversificação de ofertas culturais, destacando-se a preocupação com o patrimônio ferroviário, que no Brasil, passou por um processo de privatização na década de 1990, decorrente do declínio da eficiência do sistema ferroviário, desencadeado nos anos de 1940. Este artigo tem o objetivo de analisar algumas das ferrovias brasileiras que sofreram algum tipo de implemento turístico, avaliando as políticas de âmbito urbano-regional adotadas e as possibilidades de desenvolvimento proporcionadas por meio de um plano nesses níveis, com ênfase na manutenção e preservação do patrimônio ferroviário, articuladas ao desenvolvimento de atividades turísticas. No entanto, ressalta-se que esta importância e visibilidade estão muito aquém do necessário para a preservação do patrimônio ferroviário, tornando a contextualização histórica e a fundamentação destes processos cruciais para melhor entendimento do processo de decadência e desvalorização das ferrovias no Brasil.
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