Conforto térmico em corredores urbanos: estudo de caso em Bauru-SP

Autores

  • Carla Cristina Amaral FAAC/UNESP
  • Maria Solange Gurgel de Castro Fontes FAAC/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n6.2012.12283

Resumo

O intenso uso de veículos motorizados nos corredores urbanos, por onde tambémcirculam veículos não motorizados e pedestres, tem contribuído para produção deruídos, poluição do ar e calor, que degradam o ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida dos pedestres. Esse aspecto é agravante em áreas comerciais e de prestação de serviços, como a av. Rodrigues Alves localizada em Bauru-SP, objeto de estudo deste trabalho, que é focado no ambiente térmico do pedestre. O trabalho envolve aspectos subjetivos (questionários) e objetivos (monitoramento microclimático) na avaliação das condições de conforto térmico de pedestres. Os resultados revelam uma faixa de conforto térmico para o índice PET de 16,4 a 28°C, evidenciando menor tolerância às altas temperaturas e maior às baixas, em comparação com resultados desenvolvidos em estudo similar realizado em um espaço público de permanência arborizado em Bauru.

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Como Citar

Amaral, C. C., & Fontes, M. S. G. de C. (2012). Conforto térmico em corredores urbanos: estudo de caso em Bauru-SP. Paranoá, 5(6). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n6.2012.12283

Edição

Seção

Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade