A avaliação da velocidade pedonal em meio urbano
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n6.2012.12282Resumo
A circulação pedonal assume-se cada vez mais como um modo de transportealternativo e ambientalmente sustentável, pelo que se justifica dotar a infraestrutura pedonal de meios eficientes e seguros. Um dos parâmetros essenciais ao dimensionamento da infraestrutura pedonal é a velocidade pedonal em diferentes situações e contextos, cujo conhecimento se revela central, designadamente, Ã definição de zonas de influência de alguns elementos infraestruturais. Neste contexto, este artigo centra-se na identificação e avaliação do efeito de diversos fatores na velocidade pedonal. As conclusões dessa análise confirmam, em geral, os resultados patentes na bibliografia da especialidade, apontando para velocidades médias pedonais de 1,25 m/s, com mínimo de 0,68 m/s e um máximo de 1,92 m/s. Os resultados finais revelaram-se extremamente interessantes para a elaboração de recomendações técnicas adequadas ao dimensionamento de passeios e meio urbano.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).