Sociedade e economia do conhecimento na requalificação urbana: o caso do bairro Lagoinha em Belo Horizonte, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n6.2012.12280Resumo
A partir da segunda metade do século XX as cidades iniciaram um novo processo de transformação impulsionado pela sociedade e pela economia do conhecimento que tem se consolidado com o advento da era pós-industrial. Contudo, o padrão de urbanização que caracteriza a grande maioria das cidades brasileiras ainda é fortemente impactado pelas transformações ocorridas no período industrial, mantendo significativa parcela da população em periferias precárias e sem usufruir dos benefícios da urbanização. Nesse sentido, tendo como objeto de estudo a cidade de Belo Horizonte e especificamente o bairro Lagoinha, o qual tem passado por um processo de degradação urbana e social, tem-se como objetivo apresentar um conjunto de diretrizes e linhas de ação para a requalificação do bairro. As propostas formuladas têm como fio condutor a reestruturação do sistema de mobilidade urbana e transporte público da capital mineira, além dos novos paradigmas das cidades contemporâneas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paranoá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).