Reabilitação ambiental e uso da luz natural na arquitetura moderna: Brasília Palace Hotel e Palácio do Itamaraty
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n3.2007.12114Palavras-chave:
Reabilitação ambiental, Luz natural, Arquitetura modernaResumo
O artigo aborda o processo de reabilitação ambiental de edifícios modernos no contexto da cidade de Brasília, por meio de recursos passivos e especial ênfase ao uso dal uz natural, apresentando dois estudos: o Brasília Palace Hotel e o Palácio Itamaraty. O primeiro, elaborado por equipe de estudantesde graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, foi vencedor do Primeiro Prêmio na Categoria Edificações/Estudante do concurso PROCEL, promovido pela Eletrobrás em 2005 e recebeu Menção Honrosa na Bienal de Arquitetura Bioclimática José Miguel Aroztegui, também em 2005. O segundo estudo foi elaborado no âmbito do grupo de Pesquisa“Qualidade Ambiental e Iluminação Natural no Espaço Construído”, tendo concorrido ao Prêmio PROCEL 2006. Os projetos de reabilitação propõem a conservação dascaracterísticas modernistas dos edifícios, introduzindo melhorias dos aspectos ambientais, através de estratégias projetuais e tecnológicas para melhor aproveitamentodos recursos naturais, como a iluminaçãoe ventilação, radiação solar e água da chuva, que otimizam o conforto e o desempenhoambiental do edifício. Neste sentido,os projetos propõem a integração de váriosconceitos de sustentabilidade e qualidade ambiental em sua arquitetura, instalaçõese modo de uso. Demonstram-se, assim, amplas possibilidades para o arquiteto na elaboração de uma arquitetura mais sustentável, preservando as características daarquitetura modernista original.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).