Perspectivas iniciais sobre os vistos emitidos pelo Ministério das Relações Exteriores: um panorama dos registros consulares
Palavras-chave:
Vistos, MRE, Brasil, Migração, ItamaratyResumo
Este artigo, publicado originalmente no Relatório Anual 2023, analisa os registros consulares do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, destacando a diversidade de nacionalidades e propósitos de imigração para o país. A pesquisa ressalta a atração de diferentes perfis migratórios, tanto do Norte Global (como estadunidenses) quanto do Sul Global (iranianos, afegãos e indianos), evidenciando que cada nacionalidade é atraída por razões específicas, seja para acolhimento humanitário, reunificação familiar ou motivos laborais. O artigo também destaca a importância do Observatório das Migrações Internacionais na transparência dos dados migratórios, ressaltando a inovação e a busca por novas análises. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem exploratória e descritiva, utilizando dados de janeiro de 2021 a setembro de 2023. Divide-se em análises de nacionalidades, tipos de vistos e perfil etário dos solicitantes, evidenciando a diversidade geográfica e os potenciais para pesquisas futuras. Conclui-se o artigo destacando a potencialidade do Brasil em atrair diversos perfis de visitantes.
Downloads
Referências
Ver lista de referências no arquivo pdf.
Ver lista de referencias en el archivo pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.