Dez anos de OBMigra e os indicadores sociodemográficos das imigrações internacionais no Brasil

Autores

  • Tadeu Oliveira Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; OBMigra

Palavras-chave:

Imigração internacional, Estatísticas vitais, Mercado de trabalho, Registros administrativos, Brasil

Resumo

Em seus dez anos de existência, o Observatório das Migrações Internacionais pôde acompanhar e estudar as transformações importantes no cenário das migrações internacionais no país, fossem aquelas de caráter quantitativo, fossem em seus aspectos qualitativos. Seus estudos, além de permitir o monitoramento permanente da dinâmica migratória internacional, foram fundamentais para a formulação de políticas migratórias, nas quais é possível mencionar a renovação das autorizações de residência pela via da acolhida humanitária aos haitianos e a operação de interiorização dos venezuelanos.

O presente artigo descreve a trajetória dessas mudanças por meio da evolução dos registros migratórios de solicitações de residência e de reconhecimento da condição de refugiado, das estatísticas vitais envolvendo os imigrantes e da inserção dessas pessoas no mercado de trabalho formal, de maneira a ofertar aos leitores um panorama do comportamento das imigrações internacionais no país entre 2013 e 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ver lista de referências no arquivo pdf.

Ver lista de referencias en el archivo pdf.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Oliveira, T. (2024). Dez anos de OBMigra e os indicadores sociodemográficos das imigrações internacionais no Brasil. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 8(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/51874