A transformação da prática do CONARE diante dos novos números do refúgio no Brasil
Palavras-chave:
Refúgio, CONARE, Política migratória, Desburocratização, Expectativa democráticaResumo
Desde a criação do CONARE pela Lei nº 9.474/1997, o processo decisório do comitê vem se alterando de acordo com as mudanças no contexto nacional. O objetivo deste artigo é, a partir de uma análise do processo decisório do CONARE registrado nas atas de suas reuniões ordinárias, destacar quais foram as transformações deflagradas na prática do comitê e na maneira em que este decide durante um período de aumento dos fluxos migratórios e de transições institucionais. O artigo demonstra que as principais transformações na prática do comitê nesse período consistiram na aplicação de outras fontes legais e infralegais durante o processo decisório do CONARE, recorrendo com menor frequência à Lei nº 9.474/1997 para decidir, o que suscita questões de ordem democrática. Por fim, diante dos déficits encontrados entre o texto da lei e a prática do comitê, são feitas proposições no sentido de torná-lo mais democrático.
Downloads
Referências
Ver lista de referências no arquivo pdf.
Ver lista de referencias en el archivo pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.