Condições de vida da população migrante venezuelana em situação irregular e percepção da resposta de saúde durante a pandemia de SARS-CoV-2 no Chile
Palavras-chave:
Migração internacional, Migrantes indocumentados, COVID-19, Política de saúde, LatinoaméricaResumo
O presente estudo tem como objetivo identificar as percepções sobre a situação da população migrante venezuelana em situação irregular durante a pandemia de COVID-19 no Chile e as estratégias desenvolvidas para responder às suas necessidades de saúde. Para isso, foi desenvolvida uma análise temática de 19 entrevistas semiestruturadas. Com base nisso, identificou-se um círculo vicioso de barreiras que dificultam a regularização e o acesso ao trabalho. Isso produz carências habitacionais e dificuldades de acesso à saúde. No entanto, são reconhecidas as estratégias de acesso à atenção e cobertura, capacitação de pessoal e divulgação de informações realizadas no país. É necessário desenvolver estratégias regionais e locais para resolver os problemas relacionados com a criminalização de migrantes em situação irregular, os obstáculos ao processo de regularização, as necessidades básicas não cobertas e as dificuldades associadas à garantia do gozo do direito à saúde.
Downloads
Referências
Ver lista de referências no arquivo pdf.
Ver lista de referencias en el archivo pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.