Editorial - Migração e juventudes
Experiências educativas e laborais em contextos de mobilidade territorial na América Latina
Palavras-chave:
Migração, Juventudes, América Latina, Migração e Covid-19, InfanciasResumo
Este número temático foi convocado e elaborado durante o primeiro semestre de 2020. A pandemia e o isolamento preventivo atravessaram a vida de todos impondo a necessidade de pensar os problemas sociais sob novas perspectivas. Temos certeza de que compreender as tensões e desigualdades anteriores nos permitirá abordar relações e processos que a partir de agora serão semelhantes em alguns aspectos e diferentes em muitos outros. A pandemia e o isolamento de Covid-19 afetam toda a população, mas suas consequências são particularmente complexas em contextos de pobreza e migração. O reforço da imagem da fronteira como espaço ameaçador e perigoso, a restrição da mobilidade, a disputa pela inclusão em ações de contenção dos Estados, a segmentação e maior vulnerabilidade do mercado de trabalho, o acesso à educação em situações isolamento de crianças e jovens, mostram um panorama que se alterou especialmente para a população migrante. Vozes de mulheres e homens vêm dos territórios percorridos pela pesquisa, questionando o mundo acadêmico a partir da singularidade de suas experiências. As dificuldades em garantir as condições básicas de reprodução individual e coletiva renovam o compromisso com a tarefa de documentação sistemática e cuidadosa, em situações que exigem urgentemente olhar para processos amplos para ler o específico. Motivos para voltar atrás e rever um panorama que, antes, já era muito complexo. Para isso, acreditamos que os temas abordados neste número temático trazem uma contribuição substantiva.
Downloads
Referências
CAVAGNOUD, Robin, LEWANDOWSKI, Sophie y SALAZAR, Cecilia (2015)
“Introducción Pobreza, desigualdades y educación en Bolivia (2005-2015)”,
Bulletin de l'Institut français d'études andines [En línea], 44 (3) p. 311-324.
DIEZ, María Laura (2019) “Infancias y juventudes en contextos migratorios:
educarse en tramas transnacionales”. En: Núñez Patiño, Kathia (coord.) Infancias.
Diversas voces y experiencias con la niñez, México: Universidad Autónoma de
Chiapas, p. 149-165.
DIEZ, María Laura, NOVARO, Gabriela y MARTINEZ, Laura (2017) “Distinción,
jerarquía e igualdad. Algunas claves para pensar la educación en contextos
de migración y pobreza”, Cuadernos del Instituto Nacional de Antropología y
Pensamiento Latinoamericano, 26(2), p. 23-40.
FRANZÉ, Adela; JOCILES, María Isabel y POVEDA, David (2011) “Introducción. El
estudio etnográfico de la infancia y de la adolescencia: posibilidades y retos”.
En: Jociles, María Isabel; Franzé, Adela y Poveda, David (eds.) Etnografías de la
infancia y la adolescencia. Madrid, España: Catarata, p. 9-36.
GAVAZZO, Natalia (2019) Boliviantinos y argenguayos: una nueva generación de
jóvenes migrantes e hijos de inmigrantes en Buenos Aires. Buenos Aires: Grupo
Editor Universitario.
GIL ARAUJO, Sandra y PEDONE, Claudia (2013) “Políticas públicas y discursos
sobre familia, migración y género en contextos de inmigración/emigración”. En:
Karasic, Gabriela (Coord.) Migraciones Internacionales. Reflexiones y estudios
sobre la movilidad territorial contemporánea. Buenos Aires: Ciccus, p. 149-170.
MOSCOSO, María Fernanda (2009) “La mirada ausente: Antropología e infancia”.
Aportes Andinos, (24), Quito: Universidad Andina Simón Bolívar, sede Ecuador,
Programa Andino de Derechos Humanos.
NOVARO, Gabriela (2017) “Migración y educación en Argentina: inclusión,
exclusión y diferenciación en la relación familias-escuelas. En: Rodríguez,
Leda (comp.) Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização. Brasil,
Argentina e EUA. Brasil: Pontificia Universidad Católica de San Pablo, CAPES,
Escuta, FAPESP, p. 111-131.
NOVARO, Gabriela; DIEZ, María Laura; MARTINEZ, Laura (2017) “Educación y
migración latinoamericana. Interculturalidad, derechos y nuevas formas de
inclusión y exclusión escolar”. Revista Migraciones Internacionales. Reflexiones
desde Argentina. Organización Internacional para las Migraciones (OIM), Año 01
Nº02, p.7-23.
PACECCA, María Inés (2013) El trabajo adolescente y la migración de Bolivia a
Argentina: entre la adultez y la explotación. Buenos Aires, Argentina: CLACSO.
SAYAD, Abdelmalek (1984/2008) “Estado, nación e inmigración. El orden nacional
ante el desafío de la inmigración”. Revista Electrónica Apuntes de Investigación
del CECYP (Centro de Estudios en Cultura y Política), Nº 13, Sep 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.