O fornecimento de bens e serviços como ação política. Configuração dos modos de governança humanitários e burocráticos na fronteira México-EUA
Palavras-chave:
Asilo, Humanitarismo, Governança, Refugiados e deslocados internos , Fronteira México-Estados UnidosResumo
O presente documento propõe uma abordagem alternativa à das análises
dominocêntricas do humanitarismo enquanto agente dos regimes de controle fronteiriço. Prestando atenção ao que os atores humanitários fazem na fronteira entre os EUA e o México, descrevo uma constelação de modos de governança ou
mecanismos institucionais para o fornecimento de bens e serviços às pessoas deslocadas e aos requerentes de asilo. Visar estes agentes como prestadores de serviços significa abordar o humanitarismo como uma entidade específica através de algumas das suas práticas. As dimensões políticas destas práticas ainda são tidas em conta, embora não sejam invariavelmente equacionadas com a dominação. Assim, surge uma fronteira na prestação de serviços e projetos de ajuda que é moldada por vários conjuntos de atores, organizações e meios que permitem a prestação de um serviço ou a produção de um bem coletivo, cujo controle pode ser um efeito entre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.