Experiências educacionais de crianças e jovens imigrantes paraguaios nas escolas de Barcelona
Palavras-chave:
Migración paraguaya. Juventud y educación. Juventud migrante. Antropología y migración. Educación y Migración.Resumo
Este estudo tem como objetivo realizar pesquisas exploratórias em um grupo de filhos e filhas de imigrantes paraguaios, com o objetivo de descrever e explicar suas experiências escolares nos institutos educacionais da província de Barcelona, Espanha. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas em profundidade. Foram analisadas as estratégias de adaptação escolar de estudantes paraguaios; as expectativas dos jovens em relação à estrutura de oportunidades futuras e os fatores que influenciam a escolha do caminho dos estudos pós-obrigatórios. As primeiras descobertas sugerem que: a) os jovens paraguaios continuam seus estudos pós-obrigatórios porque suas expectativas quanto à estrutura de oportunidades futuras são favoráveis; e; b) a escolha do centro, a organização institucional e a orientação educacional-trabalhista nas escolas conduzem os jovens a uma formação que não lhes permitirá acesso a empregos de prestígio e condicionará sua mobilidade social.
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