Protagonismos migrantes na universidade pública brasileira: do direito à educação superior aos desafios da interculturalidade
Palavras-chave:
Migrações internacionais, Refúgio, Direito à educação, Direitos humanos, InterculturalidadeResumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre as experiências de protagonismo de estudantes imigrantes e refugiados(as) em atividades em ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), investigando de que formas tais práticas estão contribuindo para discussão sobre a diversidade e democratização da universidade. Como metodologia, utilizamos uma abordagem dialética, além de pesquisa bibliográfica, documental e observação participante por meio da atuação no Programa de Extensão Assessoria Jurídica a Imigrantes e Refugiados da UFSM. Diante das inúmeras barreiras no acesso a todos os níveis educacionais pela população imigrante e refugiada, a ampliação de políticas e processos seletivos específicos para ingresso de migrantes no ensino superior tem permitido refletir sobre os desafios na promoção da diversidade e da democratização do ensino a partir da valorização da interculturalidade entre saberes e práticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
AVISO DE DIREITOS DO(A) AUTOR(A)
A matéria publicada é propriedade da Revista e pode ser reproduzida em sua totalidade ou em parte, com indicação da fonte.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter os direitos do autor do material utilizado.
Copyright: Os autores são responsáveis por obter o copyright, é dizer, os direitos do material utilizado. A responsabilidade pelo material publicado na Revista é do autor.